Segundo, há o aspecto propriamente ontológico da questão. O objeto da sociologia, bem como das outras ciências sociais, envolve o indivíduo e a coletividade, as relações de coexistência e seqüência, diversidades e antagonismos. Diz respeito a seres dotados de vontade, querer, devir, ideais, ilusões, consciência, inconsciente, racionalidade, irracionalidade. Os fatos e acontecimentos sociais são sempre materiais e espirituais, envolvendo relações, processos e estruturas de dominação ou poder, e apropriação ou distribuição. Implicam indivíduos, famílias, grupos, classes, movimentos, instituições, padrões de comportamento, valores, fantasias. Esse é o mundo da liberdade e igualdade, trabalho e alienação, sofrimento e resignação, ideologia e utopia”.
(Ianni, Octavio. A CRISE DOS PARADIGMAS NA SOCIOLOGIA. Problemas de explicação In: Revista Crítica de Ciências Sociais, n32, junho 1991. pg202)
Assumindo que Ianni está correto em seu argumento, posicione-se com relação às diversas possibilidades de entendimento dos objetos estudados nas ciências sociais, tais como sociedade e cultura. É possível uma única definição? Como trabalhar/ lidar com a variedade de conceitos vindos dessa área?
Respostas
respondido por:
34
Na prática, podemos afirmar que não é possível trabalhar apenas com uma definição.
Tanto o termo sociedade como o termo cultura possuem várias definições, sendo que estas são trabalhadas por diferentes autores.
Abaixo, segue uma definição para cada termo apresentado.
sociedade - em síntese, é vista como o espaço onde os grupos sociais atuam e trocam relações entre si.
cultura - em resumo, pode ser compreendida como o conjunto de hábitos e costumes de um determinado grupo social.
Mantenha-se firme na luta!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás