em 1791 foi criado a primeira Assembleia Legislativa da França. Explique como isso ocorreu e aponte qual foi a importância desse processo para a história francessa
Respostas
Vamos lá,
No séc XVIII a frança, ou melhor, o mundo foi marcado pela revolução francesa, ou revolução Burguesa em algums livros.
Antes disso, o país estava em um regime social absolutista dividido em 3 estados.
O primeiro estado era o clero (padres,freis e outras figuras relacionadas a igreja). Esses possuíam direitos extremamente privilegiados, pois como o próprio rei justificava estar no poder por vontade divina, os representantes dessa divindade eram de muita importância nessa sociedade.
O segundo estado era a nobreza (pessoas, de linhagem familiar privilegiada na interpretação da sociedade, "verdadeiros sangue azul" como ficou conhecido na época).
Possuíam direitos privilegiados semelhantes ao clero, gozavam de uma vida praticamente sem o menor esforço, sobrevivendo com luxos e festas que duravam até semanas. Tudo isso com o dinheiro do povo ordinário que era explorado com altos impostos, como taxas de comércio e terra.
O terceiro estado era a Burguesia/Comerciantes/trabalhadores de campo e assalariados. Fortemente explorada pelos outros estados, a Burguesia era dividida em alta (grandes empresários e comerciantes) e baixa (pequenos empreendedores e comerciantes rurais). Cansados de tanta exploração vinda dos outras estados, a alta burguesia liderou a baixa e os mais pobres em uma revolta, ficando apenas por "encabeçar" a rebelião deixando com o povo vá as ruas.
Depois de grandes conquistas como a revolta da bastilha, a subida do estado jacobino ao poder, seguido pelo período do grande medo, foi criada a Assembléia Nacional Constituinte pelo terceiro estado, basicamente com o intuito de limitar os poderes do rei e da nobreza. Depois da dissolução da última em Setembro de 1791, foi criada como sucessora a Assembléia Nacional Legislativava, que limitou ainda mais os poderes do rei (só tinha agora direito ao veto) e diminuiu drasticamente a participação do clero e nobreza nas bancadas responsáveis por discutir leís, impostos e direitos.
Resposta:
Depois de grandes conquistas como a revolta da bastilha, a subida do estado jacobino ao poder, seguido pelo período do grande medo, foi criada a Assembléia Nacional Constituinte pelo terceiro estado, basicamente com o intuito de limitar os poderes do rei e da nobreza.