Respostas
A Revolução Cubana foi conduzida por Fidel Castro, líder de uma guerrilha instalada no interior do território cubano. A guerrilha liderada por Fidel buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 por meio de um golpe militar. Após idas e vindas, o movimento instalou-se em Sierra Maestra e foi realizando ataques, os quais resultaram na derrubada do governo cubano.
O novo governo cubano que se estabeleceu tinha em Fidel Castro seu grande nome e realizou uma série de mudanças no país, que atraíram a atenção dos Estados Unidos. Os americanos, insatisfeitos, romperam relações com Cuba e tentaram derrubar o governo cubano em 1961. A quebra de relações com os EUA resultou na aliança dos cubanos com a União Soviética.
A Revolução Cubana derrotou o governo de Fulgêncio Batista, colocou fim às políticas imperialistas dos EUA no país, implementou um governo socialista e aproximou o país da União Soviética.
Medidas de Fidel Castro após a Revolução Cubana
Nacionalizou empresas estrangeiras, realizou a reforma agrária, reduziu preços de aluguéis, investiu em saúde pública e educação pública, pessoas que tinham mais uma mansão tiveram de escolher uma e as demais foram distribuídas, nacionalizou bancos, fechou bordéis e cassinos, entre outras medidas.
Os norte-americanos determinaram um embargo econômico a Cuba (vigente até os dias atuais), com intensão de sufocar a ilha. Os Estados Unidos também foram responsáveis por atentados contra Fidel Castro, investiram em opositores contra o regime ao final da revolução (caso da invasão da ilha dos porcos) com objetivo de colocar fim ao sistema socialista de Cuba e prejudicar o país economicamente.
Leia mais sobre a Revolução Cubana: https://brainly.com.br/tarefa/7794128
#SPJ2