Respostas
Características do trovadorismo
Foi nesse contexto que se desenvolveu o trovadorismo, um movimento dotado de figuras bem características.
A poesia era a manifestação literária utilizada pelos trovadores. Os poemas se transformavam em cantigas, entoadas pelos jograis, que eram cantores. O criador dos poemas era o trovador.
Os poemas eram recitados ou cantados, acompanhados por instrumentos musicais, sendo os mais populares à época a lira, a flauta, a viola e a harpa.
Esse foi o primeiro movimento literário a surgir em Portugal, tendo duas vertentes opostas: líricas e satíricas.
Os poemas e cantigas do movimento lírico eram basicamente tratados de amor e amizade, sendo que o amor estava bastante associado ao sofrimento.
Por outro lado, o trovadorismo satírico era marcado pelo sarcasmo e pela sátira. Apesar da rigidez da época, o alvo era a sociedade feudal, um traço importante dos movimentos literários que se seguiriam, como no teatro de Gil Vicente, em Portugal, e, no Brasil através de Gregório e Matos Guerra, já no período em que predominava no mundo inteiro o Barroco como tendência estética.
Em resumo, a temática do trovadorismo era, de um lado, o sofrimento de amor, a veneração do ser amado e a exaltação da amizade, e, de outro, a crítica política e social, a ambiguidade e o deboche escrachado.