Segundo Dolabela (1999, p. 44), "o empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro".
MIYATAKE, Anderson Katsumi ; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.
Assinale a alternativa que represente algumas das principais característica do perfil empreendedor.
Alternativas
Alternativa 1:
Os empreendedores são visionários e sabem explorar, ao máximo, as oportunidades e, quando fracassam, a tendência é dividir a responsabilidade com os demais parceiros, assim como numa situação de sucesso.
Alternativa 2:
Os empreendedores são sujeitos solitários, com pouca criatividade para transformar uma ideia sólida em um excelente negócio.
Alternativa 3:
Os empreendedores são egoístas e não costumam dividir a responsabilidade do sucesso do negócio com os stakeholders.
Alternativa 4:
Os empreendedores só pensam no retorno financeiro, e esta é uma característica forte do espírito empreendedor.
Alternativa 5:
Os empreendedores são sujeitos sempre com poder financeiro.
Respostas
Alternativa 1.
Porque, para ser empreendedor, é preciso ter a sensação (feeling) para identificar oportunidades de negócios.
Basicamente, o empreendedor pode ser visto como a pessoa capaz de identificar oportunidades de negócio em diferentes momentos de um mercado.
Na prática, o empreendedor tem a responsabilidade de criar produtos e serviços que sejam capazes de atender às necessidades dos consumidores. Por fim, podemos considerar que o empreendedor sabe compartilhar o sucesso com outras pessoas e reconhecer os erros que levaram ao fracasso.
Cuide-se bem!
Resposta:
Página 52
Primeiro Parágrafo do texto:
I - Pode ser denominado como empreendedor aquele que tem a capacidade de gerar uma boa ideia, aproveitando uma oportunidade de mercado, conseguindo os recursos necessários para sua implementação.
II - Para tanto, É IMPORTANTE, ao empreendedor, possuir uma boa rede de contatos/relacionamento (networking), de maneira a formar boas parcerias e/ou redes, a fim de viabilizar sua ideia.
Por isso, um comportamento ético é algo muito importante ao empreendedor.
III - Agir preocupando-se com os demais envolvidos no processo e com a sociedade ao seu entorno promove um aspecto de credibilidade ao empreendedor, que precisa das
demais pessoas e grupos para implementar seu negócio e mantê-lo no mercado.
Explicação: