• Matéria: Inglês
  • Autor: Aleeasmcdskc
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a relação de Trump com as colinas de golã

Respostas

respondido por: Anônimo
0
O presidente dos EUA, Donald Trump, encerrou uma tradição de décadas na política externa americana ao reconhecer a soberania de Israel sobre as colinas ocupadas de Golã, que o país tomou da Síria em 1967.

Em um tuíte na semana passada, Trump declarou que a área é de "extrema importância estratégica e de segurança para o Estado de Israel, bem como para a estabilidade regional".

Nesta segunda-feira, na Casa Branca, ao lado do premiê Benjamin Netanyahu, de Israel, Trump assinou um decreto com o reconhecimento formal americano sobre a soberania israelense no território. Trata-se do maior passo de alinhamento com Israel dado até agora pelo governo Trump.
Israel anexou as Colinas de Golã em 1981 em uma manobra não reconhecida pela comunidade internacional. A Síria, que busca recuperar a região, até agora não comentou a declaração de Trump.

Por que essa área é considerada estratégica?
O sul da Síria e a capital, Damasco, a cerca de 60 quilômetros ao norte, são claramente visíveis do alto de Golã.

A área dá a Israel um excelente ponto de observação para monitorar os movimentos sírios e, com sua topografia, oferece uma segurança natural contra qualquer ataque militar da Síria.

A região também é uma fonte importante de água - é de lá que sai um terço do abastecimento de água de Israel. A água da chuva da bacia do Golã alimenta o rio Jordão.

A terra também é fértil e o solo vulcânico é usado para cultivar vinhedos, pomares e criar gado.

O Golã abriga, ainda, a única estação de esqui de Israel.


— achei melhor retirar um trecho de um site bem confiável do que fazer um resumo. Só ler que você já entende essa relação. Caso falte informação me avise que mando mais trechos ou mando meu próprio resumo! Bons estudos!
Perguntas similares