• Matéria: ENEM
  • Autor: brenoroger
  • Perguntado 7 anos atrás

Em diferentes momentos da história, existiram teóricos que se empenharam em desenvolver estudos que explicassem os fenômenos que aconteciam na sociedade. Diferentes teorias foram elaboradas a respeito do Estado e de sua dimensão de setor público.


Adaptado de: SILVA, B. E. B.; MELLO, R. M. Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados a Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019.

Tendo em vista as teorias de Jean-Jacques Rousseau, Max Weber e Jurgen Habermas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O contrato social elaborado por Rousseau ensina que, apesar dos indivíduos depositarem a confiança em um poder soberano, eles não precisam abrir mão de sua liberdade, podendo obedecer somente à vontade individual.

Alternativa 2:
No pensamento de Habermas, não havia a noção de esfera pública, pois, para esse pensador, os políticos não importam e não são capazes de intermediar entre as esferas públicas e privadas.

Alternativa 3:
Rousseau determinou que o Estado é uma manifestação da coletividade, e sua função é intermediar os interesses que aparecem entre os espaços públicos e privados.

Alternativa 4:
O Estado Moderno não passou por processos de transformações, e, por isso, as ideias de pensadores clássicos sempre se aplicam aos estados contemporâneos.

Alternativa 5:
Max Weber foi um teórico do estado e, dentre suas principais contribuições, está a ideia de contrato social, segundo o qual os indivíduos obedecem a regras impostas pelo Estado, pois são participantes do contrato social.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
9

1 é falsa. O contrato social exige que os sujeitos o obedeçam - e Rousseau não defendia a noção de um soberano que reinasse sobre os homens.

2 é falsa. Habermas defende não só que há uma esfera pública, como defende que ela se divide em dois tipos: prática e teórica.

3 é verdadeira, embora Rousseau considerasse que esta coletividade fosse, muitas vezes, responsável pela miséria humana.

4 é falsa. o Estado Moderno, especialmente nos séculos XVIII, XIX e XX passou por profundas mudanças.

5 é falsa. Weber é parte de uma tendência política que já é posterior ao contratualismo.

Perguntas similares