• Matéria: ENEM
  • Autor: brenoroger
  • Perguntado 7 anos atrás

A vida em sociedade nos ensina a olhar o outro, buscando abrir mão de interesses individuais, para que seja possível construir uma sociedade com olhares e comportamentos que pensam e se preocupam com o bem estar coletivo, que propicie a construção de uma sociedade mais ética e humana. A busca pela construção de uma sociedade mais ética e humana, perpassa a esfera pública e a ética que se espera dos gestores que ocupam o espaço público.


SILVA, Beatriz Elena Barud; MELLO, Rosimery Medeiros de. Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados a Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2019. (adaptado).


Com base nos ensinamentos do livro, a respeito do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder executivo Federal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
Direito e moral são normas diferentes, os dois institutos possuem elementos próprios, por essa razão, o servidor público não precisa integrar o direito na moralidade administrativa.

Alternativa 2:
A vida privada do servidor público não importa para a Administração Pública, seus atos privados não podem acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida pública.

Alternativa 3:
O trabalho que o servidor público desenvolve perante a sociedade, deve ser acrescido ao seu próprio bem-estar, uma vez que ele também é cidadão integrante da comunidade.

Alternativa 4:
As regras contidas no art. 37 §4º não precisam ser observadas pelo servidor público no seu dia a dia, pois são regras impostas apenas ao Estado.

Alternativa 5:
O servidor público deve observar o elemento ético em sua conduta, apenas no que se refere ao justo e o injusto.

Respostas

respondido por: Danas
5

A alternativa 3) é a correta.

Direito e moral são normas similares, mesmo que haja um código de ética separado das leis do direito, ambas são normas do mesmo jeito, e devem ser integradas a vida do servidor publico.

A vida privada tem que sim interesse para a administração publica, pois pode vir a trazer malefícios para o trabalho e para a comunidade, que deve ser sempre beneficiada com o trabalhado do servidor publico.

Espero ter ajudado!


carrausantosp2r4e2: Alternativa 3:
O trabalho que o servidor público desenvolve perante a sociedade, deve ser acrescido ao seu próprio bem-estar, uma vez que ele também é cidadão integrante da comunidade. Pg. 29 do livro ÉTICA,
PROCESSOS
DECISÓRIOS E
NEGOCIAÇÃO
APLICADOS A
GESTÃO PÚBLICA.
Perguntas similares