Respostas
Como Criticar Obras de Arte
Uma crítica de arte nada mais é do que uma análise detalhada de uma obra de arte. Por mais que todo mundo tenha uma reação diferente às obras, existem algumas técnicas básicas que podem ser seguidas para a redação de uma crítica completa e bem pensada. Os elementos básicos do processo são: descrição, análise, interpretação e julgamento. Vamos lá?
Parte 1 de 4:
Descrevendo a obra
1
Reúna as informações básicas. Sabe aquelas legendas que encontraria em museus e galerias de arte, logo abaixo das obras? Conhecer a história de uma peça pode fazer uma diferença enorme no modo com o qual você a interpreta e compreende. Comece a crítica citando as seguintes informações:
Título do trabalho.
Nome do artista.
Data de criação.
Local de criação.
Tipo de mídia (por exemplo, "tinta óleo sobre tela").
Tamanho.
2
Descreva o que vê usando termos neutros. A descrição deve incluir coisas como formas e escala. Se a obra representa figuras e objetos em vez de formas abstratas, descreva o que está observando.[1]
Por exemplo: "Esse pequeno quadro retrata uma mulher jovem, representada do tronco para cima contra um fundo escuro. Ela está com as mãos na frente do peito, olhando para cima, quase que na direção do olhar do espectador. Ela usa um vestido rosa e um véu comprido, caindo por trás da cabeça".
Evite adjetivos subjetivos como "bonito", "bom", "ruim" e "feio". Por enquanto, a ideia é descrever o que vê, não criticar a obra!
3
Discuta os elementos da peça. Agora, descreva a obra em detalhes, conversando sobre como o artista usa os cinco elementos básicos da arte: linha, cor, espaço, luz e forma.[2]
4
Descreva o uso das linhas, sejam elas literais ou imaginárias. Diferentes tipos de linhas podem criar diferentes sensações e efeitos. Por exemplo:[3]
As linhas curvadas criam uma sensação relaxante, ao passo que linha irregulares são mais rígidas e criam uma sensação de energia.
Linhas mais irregulares, com cara de esboço, criam sensação de liberdade e movimento. Por outro lado, linhas sólidas e firmes parecem mais planejadas e bem acabadas.
Uma linha de visão pode ser sugerida pela organização dos objetos dentro da cena. Por exemplo, um grupo de figuras olhando para o mesmo lado pode criar uma linha imaginária, atraindo o olho do espectador para uma direção específica.
5
Discuta o uso de cores na peça. Observe as diferentes características, como tonalidade (verde, azul, vermelho, etc.), valor (luz e sombra) e intensidade. Analise também os esquemas cromáticos gerais e as combinações das cores.[4]
Por exemplo, as cores são harmoniosas ou brigam entre si? O artista usa várias cores diferentes ou se limita a uma variação do mesmo tom?
6
Descreva o uso do espaço