Respostas
Primeiro de tudo o exemplo dos pais, quando os mesmos se interessam por livros e os filhos veem isso é mais fácil para os mesmos criarem o hábito.
Segundo, exposição desde pequenos as leitura, além de fazê-los se interessar pela leitura, esta exposição irá fazer os mesmos desenvolverem a capacidade cognitiva de modo mais pleno.
Terceiro, livro adequando a idade/fase da criança, de nada adianta empurrar Machado de Assis, Franz Kafka, Dostoievski para uma criança como se fosse um remédio amargo, é importante que os primeiros contatos da criança com a leitura sejam suaves e prazerosos, com livros que façam parte do mundo lúdico delas, é importante que a criança relacione leitura com prazer e não com pressão, chatice e sentimento de incapacidade de compreensão.
Como a sociedade brasileira esta em uma fase de consumo de conteudos de certa forma futeis, poderia-se enfatizar que estas nao agregam conhecimento ao jovem pelos pais, mas de forma que nao desmerecessem meios de comunicacao e formas de arte. Apresentar livros e propor realizacao de seminarios pelas escolas seria um grande incentivador a leitura de obras classicas tanto da literatura brasileira quanto mundial.