O lobo parietal é localizado na parte superior do cérebro, mais especificamente no giro pós-central.
Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso no que diz respeito as funções do lobo parietal:
( ) Apresenta relação com as sensibilidades gerais do corpo e auxilia na elaboração da imagem corporal.
( ) Está relacionado com a visão e a integração de suas diferentes áreas e possibilita enxergar objetos em movimento.
( ) Apresenta o córtex motor de associação, relacionado com o planejamento das ações.
( ) Está relacionado com a sensação de dor, tato, gustação, temperatura e pressão.
Respostas
F, V, F, V. Pois o lobo parietal está associado a capacidade de raciocínio abstrato ex.: matemática, músculo, tato, visão e audição.
Espero ter ajudado, bons estudo !!
O córtex somatossensorial primário, localizado na área pós-sulco central (giro pós-central) na porção anterior dos lobos parietais, integra estímulos somestésicos para reconhecimento e lembrança de forma, textura e peso. O córtex somatossensorial primário controla todas as funções somatossensoriais do lado contralateral do corpo (ver figura Homúnculo). Lesões no lobo parietal anterior podem causar dificuldade de reconhecer objetos pelo tato (astereognosia).
As áreas posterolaterais ao giro pós-central geram relações visuoespaciais e integram essas percepções com outras sensações para proporcionar consciência das trajetórias de objetos em movimento. Essas áreas também são mediadoras da propriocepção (consciência da posição das partes do corpo no espaço).
Partes do lobo parietal médio no hemisfério dominante estão envolvidas em habilidades como cálculo, escrita, orientação direita-esquerda e reconhecimento dos dedos. Lesões no giro angular podem causar deficits na escrita, no cálculo, na orientação direita-esquerda e na nomeação dos dedos (síndrome de Gerstmann).
O lobo parietal não dominante integra o lado oposto do corpo com o meio ambiente, possibilitando o indivíduo de estar ciente do ambiente espacial e é importante para habilidades como o desenhar. A lesão aguda no lobo parietal não dominante pode causar negligência do lado oposto do corpo (em geral, o esquerdo), resultando em diminuição da percepção daquela parte do corpo, seu meio ambiente e qualquer lesão associada àquele lado (anosognosia). Por exemplo, pacientes com grandes lesões no lobo parietal direito podem negar a existência de paralisia do lado esquerdo. Pacientes com lesões menores podem se tornar confusos quando realizam tarefas motoras familiares (p. ex., o ato de se vestir e outras atividades bem familiares) — um deficit manual-espacial denominado apraxia.