Respostas
O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor requer o conhecimento dos grupos sanguíneos.
Estudaremos dois sistemas de classificação de grupos sanguíneos na espécie humana: os sistemas ABO e Rh. Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O.
Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos. Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é assim classificado:
Grupo A – possui somente o aglutinogênio A;
Grupo B – possui somente o aglutinogênio B;
Grupo AB – possui somente o aglutinogênio A e B;
Grupo O – não possui aglutinogênios.
classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes, que são: A, B, AB e “O”. O mesmo é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Enquanto o fator Rh é um de antígenos, o qual determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo. Existem vários grupos sanguíneos herdados independentemente entre si. Entre eles, podemos citar os sistemas ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis etc. Neste artigo, vamos tratar do sistema ABO.