O texto a seguir apresenta uma síntese das informações coletadas pela pesquisa Retratos da leitura sobre os hábitos de leitura dos brasileiros.
Gosto e atualização cultural/ conhecimento geral são os principais fatores que motivam os brasileiros a ler, sendo que as menções a gosto aumentam de forma inversamente proporcional à idade, o contrário ocorrendo com as menções à atualização cultural e conhecimento geral, indicando uma transformação da motivação da leitura ao longo da vida. O mesmo ocorre com outros motivos ligados, por um lado, ao prazer e, por outro, aos aspectos instrumentais da leitura.
Indivíduos com mais alta renda também reportam em maior medida em relação aos de renda mais baixa motivos relativos aos aspectos instrumentais da leitura.
Da mesma maneira, a escolha do livro é mais influenciada por seu tema ou assunto quanto mais escolarizados e adultos são os indivíduos, enquanto aspectos como o título do livro e a capa são mais relevantes para crianças e adolescentes e para os menos escolarizados.
A leitura de outros materiais, como jornais, é mais frequente que a leitura de livros propriamente dita.
Os mais escolarizados leem relativamente mais que os menos escolarizados todos os tipos de material de leitura abordados na pesquisa, indicando uma diferença não apenas quantitativa, mas também qualitativa, dada a diversidade de materiais com a qual esses indivíduos têm contato.
A partir da informações apresentadas, analise as afirmações a seguir, considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Os resultados da pesquisa apontam que a motivação para a leitura se mantém ao longo da vida dos indivíduos.
II. Quanto mais escolarizados e adultos são os indivíduos, mais estes se guiarão pelas motivações gosto e tema para a escolha de um livro.
III. Motivos relativos a aspectos instrumentais da leitura são mais apontados pelos entrevistados de menor renda.
IV. Há equabilidade entre os mais escolarizados e os menos escolarizados quanto à diversidade de material de leitura.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V, F.
Alternativa 3:
F, V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
F, V, V, V.
Respostas
minha resposta é: FVFV
Apesar dos mais escolarizados lerem mais todos os tipos de material de leitura, tanto os mais quanto os menos escolarizados tem acesso a mesma diversidade de materiais. Ou seja, há equabilidade quanto à diversidade de material de leitura.
Meu gabarito: F, V, F, F.
I Falso: "as menções a gosto aumentam de forma inversamente proporcional à idade". Ou seja a motivação não se mantém ao longo da vida.
II Verdadeiro: "a escolha do livro é mais influenciada por seu tema ou assunto quanto mais escolarizados e adultos são os indivíduos". Quanto mais adultos, mais motivação e gosto por temas na escolha do livro.
III Falso: "Indivíduos com mais alta renda também reportam em maior medida em relação aos de renda mais baixa motivos relativos aos aspectos instrumentais da leitura." Aqui diz que com renda mais alta a medida da leitura é maior com relação a mais baixa.
IV: Falso: "Os mais escolarizados leem relativamente mais que os menos escolarizados". Ou seja, não há equabilidade (uniformidade, semelhança) entre escolarizados e não escolarizados.
F, V, F, F.
FFFV
As alternativas com maiores debates:
O trecho "as menções a gosto aumentam de forma inversamente proporcional à idade" diz que quando mais idade (mais adulto no caso), menos se lerá pelo motivo gosto. Isso é suficiente para tornar a afirmativa II INCORRETA.