Os tratados internacionais de Direitos Humanos podem incidir de três maneiras diferentes sobre as legislações nacionais: podem coincidir com o direito assegurado pela Constituição (neste caso a Constituição reproduz preceitos dos direitos internacionais e dos direitos humanos); podem integrar, complementar e ampliar o universo de direitos constitucionalmente previstos; ou, por fim, podem contrariar algum preceito do direito interno.
Escreva um texto, de no mínimo dez (10) linhas e com suas próprias palavras, que traga algum exemplo concreto de um dos tipos da relação entre os principais tratados de Direitos Humanos e sua incidência nas legislações nacionais.
Respostas
respondido por:
4
Temos como exemplo concreto de um dos tipos da relação entre os principais tratados de Direitos Humanos e sua incidência nas legislações nacionais o caso da Constituição Federal de 1988 que é vigente no Brasil.
É justamente isso que diz o Art.5º "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".
Ou seja, os chamados direitos essenciais que são tratados de Direitos Humanos estão expressos na Legislação Nacional.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás