Utilizando-se do diagrama do fluxo circular de renda, explique como um aumento do dinheiro gasto pelas famílias resulta em um aumento do número de empregos na economia. Relate o que prevê o modelo do fluxo circular.
Respostas
Ocorre que quanto mais rendas das familiais têm disponíveis para gastarem em bens de consumo elas injetam dinheiro no comercio, o comercio é responsável por empregar a maioria dos habitantes de um país, de modo que quanto mais dinheiro circula, o comercio consegue comprar da indústria.
Com isso o índice de empregos cresce e acaba por gera uma maior injeção de renda no país, desde que todos continuem consumindo a economia crescer e com isso a qualidade de vida do povo melhora.
Resposta:
Você já deve ter percebido que algumas das metas da ciência econômica são: garantir a produção e a distribuição de mercadorias, bem como a distribuição da renda gerada pela atividade econômica. Um dos modelos básicos para traduzir essa informação é o fluxo circular de renda. Esse fluxo é construído considerando uma versão simplificada do funcionamento de uma economia de mercado (capitalista). Ela considera que existem dois agentes principais na economia: empresas e famílias.
É importante destacar que, de acordo com MANKIW (2001), para que possamos compreender se a aplicação de um modelo é pertinente, é preciso compreender, de uma forma genérica, como a economia está organizada e como seus participantes (famílias e empresas) se relacionam.
No sistema capitalista, o modelo do fluxo circular de renda é construído para esse sistema econômico. Esses agentes aparecem duas vezes no jogo de sua reprodução material e desempenham dois papéis distintos. Em um determinado momento, são produtores, em outro, surgem como consumidores daquilo que foi produzido.
Como produtores, os membros da sociedade se organizam em conjuntos aos quais se dá o nome de unidades produtivas ou empresas. Na condição de consumidores, eles são membros de conjuntos de outra natureza, aos quais denominamos famílias. Na teoria econômica, a denominação famílias se refere aos proprietários dos recursos produtivos, ou seja, os recursos naturais. O capital e a mão de obra pertencem a esse agente da economia.
Sendo assim, é importante destacar que as empresas produzem bens e serviços usando vários insumos, tais como trabalho, terra e capital (prédios e máquinas). Os insumos são chamados de fatores de produção. Já as famílias são proprietárias dos fatores de produção e consomem os bens e serviços (MANKIW, 2001).
Isso significa que, além de desempenhar o papel de consumidores, as famílias detêm também a condição de proprietárias dos recursos produtivos. É nessa condição que elas garantem seu acesso aos bens e serviços produzidos pelas empresas.
Explicação: