Respostas
Resposta:
Linha do Tempo - Revolução Russa.
1861 - abolição da servidão, fazendo com que os camponeses, futuros proletariados urbanos com condições deploráveis de trabalho, constituísse a mão de obra da industria nascente. Futuramente esses proletariados seriam os revolucionários.
1903 - Formação dos mencheviques, defensores de uma transição lenta para o socialismo, e dos bolcheviques, defensores da imediata implantação do socialismo. Lênin era o líder principal dos bolcheviques.
1905 - A Rússia perde a Guerra Russo-Japonesa intensificando a crise no país , o descontentamento da população com o Czarismo e as movimentações políticas dos partidos.
9 de janeiro de 1905 - Domingo Sangrento - Manifestação pacífica diante do Palácio de Inverno, porém, as tropas russas atiraram contra os manifestantes, matando centenas de pessoas. <=> Lênin chamou a Revolução de 1905 de Ensaio Geral.
1914 - A Rússia entra na primeira Guerra Mundial, aumentando novamente a crise no país e a insatisfação popular.
Fevereiro de 1917 - Revolução de fevereiro. ou Revolução de Março, ou ainda Revolução branca. Novamente o povo foi a rua protesta e, dessa vez, foi com o auxílio das tropas, derrubando o czar Nicolau II (2).
Fevereiro até outubro de 1917 - Implantação de um governo provisório pela burguesia russa.
Outubro de 1917 - Revolução de Outubro - Os bolcheviques derrubam o governo provisório e implantam o socialismo na Rússia. A Rússia sai da Primeira Guerra Mundial.
1918 - 1921 -Guerra Civil entre o Exército Vermelho, Bolcheviques, e o Exército Branco, burguesia, nobreza e mencheviques. Vitória do Exército Vermelho. Lênin Criou a NEP - Nova política Econômica que tinha bases capitalistas para poder reerguer a economia na Rússia e depois implantar o socialismo de fato.
1924 - Morte de Lênin. Disputa entre Stálin, defensor do Socialismo em um só país, e Trotsky, defensor do socialismo no mundo inteiro.
Para realizarmos uma linha do tempo sobre a Revolução Russa, precisamos compreender o contexto da época e elencar seus principais acontecimentos.
Revolução Russa
A revolução russa aconteceu em decorrência do sistema autoritário czarista que o povo russo estava submetido pela dinastia da família Romanov.
Guerra Russo-Japonesa (1904-1905)
A guerra "Russo-Japonesa" aconteceu em 1904, em decorrência dos interesses imperialistas do Czar Nicolau II. Foi uma disputa pela região da Manchúria e pela Coréia. Além de perder um número considerável de soldados, a Rússia ainda perdeu alguns territórios para o Japão.
Esse conflito agravou o sentimento de rebelião da população russa, pois o exército era majoritariamente por camponeses russos, que não possuíam condições favoráveis de vida, muito menos para lutar.
Domingo Sangrento (1905)
Em decorrência da extrema pobreza que os camponeses e operários estavam submetidos, houve um protesto por melhores condições de vida. As manifestações foram violentamente reprimidas pelas tropas czaristas, o que marcou esse evento como "Domingo Sangrento".
Criação dos Soviets (1906)
Após esses acontecimentos, a repressão que o povo sofria estimulou a criação dos soviets, que eram conselhos de trabalhadores que reivindicavam através de manifestações populares a melhoria do sistema em que viviam.
Foram dos soviets que vieram toda a força da revolução, principalmente a força ideológica, com o grande líder do soviet bolchevique, o operário Lênin.
Parlamento de Duma (1906-1911)
Após a burguesia russa demonstrar discordância do autoritarismo e conservadorismo czarista, o Nicolau II instaura um parlamento que vai ser comandado pela elite russa.
Em 1911 com a morte de um ministro chamado Stolypin, o czar Nicolau II irá fechar o parlamento, centralizando o poder novamente em suas mãos. Esse acontecimento vai ser marcado por aumentar as tensões entre os interesses burgueses e elitistas dos interesses czaristas.
Primeira Guerra Mundial (1914-1917)
Com a entrada na Primeira Guerra Mundial, a Rússia vai perder uma grande quantidade de sua população, pois seu exército era formado majoritariamente por camponeses famintos e sem condições bélicas para o combate.
A entrada nesse conflito vai marcar o estopim para a deposição do czar Nicolau II e o início da Revolução Russa, em fevereiro de 1917.
Saiba mais sobre "Revolução Russa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46933607
#SPJ2