O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, comercialmente conhecido como soda cáustica, que apresenta fórmula NaOH. Esse composto apresenta diversas aplicações, desde o auxílio na limpeza pesada e na produção de sabão até na indústria química como reagente ou catalisador, como por exemplo, na indústria de produção de papel e celulose.
DREKENER, R. L. Química e Ciência dos Materiais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Em relação ao NaOH, analise as seguintes afirmativas:
I. O átomo de sódio está ligado à hidroxila a partir de uma ligação iônica.
II. O átomo de hidrogênio está ligado ao átomo de oxigênio a partir de uma ligação covalente.
III. Ao adicionar o NaOH em água, ocorre a dissociação iônica e a hidroxila pode interagir com a água a partir de ligações de hidrogênio.
IV. Ao adicionar o NaOH em água, ocorre a quebra das ligações iônica e covalente presentes neste composto.
Está correto o que afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
I, apenas.
c.
I, II, III e IV. Incorreto
d.
II e III, apenas.
e.
I, II e III, apenas
Respostas
Resposta:
Letra E(Apenas I,II e III)
Explicação:
Devemos recordar um pouco das ligações químicas. No universo, os átomos dos diferentes elementos estabelecem ligações, seja doando, recebendo ou compartilhando elétrons, com o intuito de adquirir uma configuração eletrônica igual à de um gás nobre( elementos mais estáveis da tabela periódica pois apresentam 8 elétrons na camada de valência). Sendo assim, o Hidróxido de Sódio(NaOH), realiza algumas ligações químicas.
Vale ressaltar que existem basicamente 3 tipos de ligações químicas:
Metálica: Ocorre entre metais.
Covalente: Ocorre em compostos com iguais eletronegatividades ou eletronegatividades próximas, por exemplo, ligações que envolvem ametais com ametais, Hidrogênio com ametais ou Hidrogênio com Hidrogênio.
Iônica: Ocorre em compostos com diferentes eletronegatividades e é caracterizada pela existência de um polo positivo e um polo negativo, sendo esse último aquele que "recebe" os elétrons e acumula carga negativa e o primeiro (polo positivo) o que "doa" os elétrons adquirindo carga positiva.
Sendo assim, tem um macete bem fácil para identificar qual a ligação química predominante no composto. Em suma, ácidos são compostos covalentes e bases são compostos iônicos. Sendo o NaOH uma base(devido a presença do grupo Hidroxila-OH),é formada por ligação iônica, tornando a afirmativa I verdadeira.
Como citei anteriormente, ligações que ocorrem entre Hidrogênio e um ametal são ligações covalentes. Sendo o Oxigênio um ametal da família 16, podemos afirmar que a afirmativa II também é correta.
Bases, ao entrarem em contato com a água, dissociam-se, liberando íons de hidroxila(OH). Esses íons podem interagir com a água, formando pontes de hidrogênio( ligação intermolecular que ocorre com a presença de algum dos seguintes átomos: Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio), ou seja, a afirmativa III também está correta.
Quando adicionamos o NaOH em água ocorre somente a dissociação, liberando como único ânion o Hidróxido(OH), ou seja, apenas a ligação iônica presente entre o Sódio(Na) e a Hidroxila(OH) é quebrada. Logo, a assertiva IV está incorreta.
Sobre o NaOH, somente as afirmações I, II e III estão corretas (Alternativa E).
Vamos analisar as afirmações:
I. CORRETA: O sódio possui uma carga positiva e a hidroxila, uma carga negativa, assim, eles se ligam através da interação eletrostática entre as cargas, ou seja, uma ligação iônica;
II. CORRETA: O hidrogênio se liga ao oxigênio através do compartilhamento do seu único elétron, ou seja, através de uma ligação covalente;
III. CORRETA: Como o hidróxido de sódio é um composto iônico, ao ser adicionado em água se dissocia em um cátion e um ânion, a hidroxila, que pode interagir com a água por ligação de hidrogênio.
IV. INCORRETA: Não há quebra da ligação covalente, somente iônica.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/21517101
Espero ter ajudado!