• Matéria: Biologia
  • Autor: fabipereira2377
  • Perguntado 7 anos atrás

Os cálculos de vesícula podem estar presentes por décadas antes que surjam sintomas, e 70% a 80% dos pacientes permanecem assintomáticos por toda a vida. Um dos sintomas proeminentes é a dor biliar, que tende a ser excruciante e constante ou “em cólica” (espasmódica), como resultado da natureza obstrutiva dos cálculos na árvore biliar e talvez da própria vesícula biliar, sendo que os cálculos muito pequenos, ou “pedregulhos”, que são mais perigosos. (...) A colecistite calculosa aguda é uma inflamação aguda da vesícula biliar, precipitada em 90% das vezes por obstrução do colo ou do ducto cístico. Esta é a complicação primária dos cálculos biliares e o motivo mais comum para colecistectomia de emergência”. Fonte: KUMAR, V. et al. Robbins & Cotran – Patologia: bases patológicas das doenças. 8ª ed. Filadélfia: Saunders Elsevier, 2010. p. 892-3. Quando se realiza a colecistectomia (remoção da vesícula biliar), espera-se algumas alterações no metabolismo de lipídeos, tais como as listadas nas afirmativas abaixo: I – Aumento do colesterol no sangue devido ao não metabolismo hepático. II – Redução da absorção de lipídeos porque menor quantidade de bile é secretada durante a digestão de lipídeos por não ter sido armazenada. III – Fezes esteatorreicas (com gordura) quando o indivíduo se alimenta com dieta rica em gorduras. Dentre as afirmativas, quais são efetivamente modificações fisiológicas decorrentes da colecistectomia? a) I, II e II estão corretas. b) Apenas I e II estão corretas. c) Apenas II e III estão corretas. d) Apenas I e III estão corretas. e) Apenas II está correta.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
6

e) Apenas II está correta.

A colecistectomia compreende uma intervenção médica que objetiva a remoção da vesícula biliar. É considerada o melhor método de tratar doenças como colelitíase e colecistite. Pode ser do tipo laparoscópico ou convencional.

Mas ela resulta em alterações no metabolismo de lipídeos, um exemplo é a redução da absorção de lipídeos. Isso se deve ao fato da quantidade de bile secretada durante a digestão de lipídeos ser menor e não ser armazenada.

Bons estudos!

Perguntas similares