Respostas
Toda crença que tem o objetivo de ligar as pessoas com a espiritualidade é considerada religião. Uma das características das religiões é satisfazer as pessoas de modo a estabelecer a elas uma perspectiva diferente sobre o mundo, modificar seu interior e agregar princípios a seus valores morais.
Não é correto dizer que existe religião certa ou errada, o que podemos afirmar é que existem necessidades diferentes. Isto é, as pessoas buscam aquilo que melhor se adequa com o que elas procuram. Nossas necessidades são construídas de acordo com o meio onde vivemos, ou seja, a cultura influencia em quem seremos e, consequentemente, na religião que escolheremos.
O fato é que existem centenas de religiões diferentes espalhadas pelo mundo todo e, se elas existem, é porque existem adeptos delas. Toda religião tem sua história, sua cultura, sua narrativa, seus símbolos e muitos outros elementos que são responsáveis por formá-las. Não existe nada que não tenha cultura, nada mesmo. Qualquer modo de pensar, de agir, de se relacionar, enfim, tudo isso é cultura.
A cultura é um assunto que está presente em todo lugar, podemos citar até mesmo as empresas, pois elas também possuem sua cultura, seu modo de gestão, de tratamento com os funcionários e clientes. A cultura, no âmbito religioso, é de extrema importância, pois uma religião não subsiste sem cultura, pois a cultura é uma base forte que sustenta a religião e a mantém viva por anos, milênios.