alienação do público no ambiente democrático passa também pelas redes sociais, afirmou Yasodara Córdova, pesquisadora-sênior sobre desinformação e dados na Digital Harvard Kennedy School. Segundo ela, o acesso à informação acaba prejudicado quando redes sociais como o Facebook ferem a neutralidade da rede - isto é, o princípio segundo o qual um provedor de internet deve fornecer aos consumidores acesso igualitário a todo conteúdo. "No Brasil, 60% dos celulares são pré-pagos e têm acesso grátis a essas redes sociais, oferecido pelas operadoras [que não descontam do pacote de dados o acesso a esses serviços]. Então, essas pessoas que usam pré-pago ficam rendidas a essas fontes de informação e interação." Para ela, as pessoas recebem as informações por essas plataformas, mas não saem dali para ler a notícia inteira ou mesmo checar informações por causa de diversas barreiras, a exemplo da econômica.
Nathalia Arcuri, jornalista e fundadora do Me Poupe!, plataforma de finanças pessoais e educação financeira que inclui um canal no YouTube com 3,2 milhões de seguidores, defende uma aproximação dos leitores a partir de mudanças em paradigmas jornalísticos, como uma linguagem dura e objetiva que se aproxima mais da academia que do leitor. "Além da informação certa e apurada, é preciso torná-la atraente, sedutora e quase sensual a ponto de atrair as pessoas para aquelas informações", afirmou. Para ela, a grande mídia precisa ter intenção de se aproximar do público e trabalhar pela educação dele.
Respostas
Alternativa 5.
Com base nas ideias apresentadas, podemos compreender que os usuários ficam limitados a certos tipos de informações (por conta da internet) e os grandes grupos de mídia não passam a informação de forma atrativa para as pessoas.
Com base no primeiro fato, podemos notar que texto relata que os usuários ficam presos ao pacote de dados da operadora, o que limita o acesso aos sites de informações. Por conta disto, muitas pessoas acabam caindo em fake news.
Por outro lado, no segundo fato, vimos que Nathalia Arcuri fala da necessidade de transmitir informações que atraiam a atenção das pessoas.
Abaixo, segue o restante da questão.
(...)
I. Um dos principais problemas identificados pelos entrevistados pela BBC News quanto às fake news é o fato de que as redes sociais ferem a neutralidade da rede, prejudicando o acesso à informação.
II. Segundo os entrevistados, por vezes, as pessoas não têm o costume de buscar outras fontes de informação fora das redes sociais para confirmar se aquilo que está sendo lido é verdade ou não.
III. Uma medida por parte da grande mídia que pode contribuir para diminuir o problema das fake news seria essa instituição buscar se aproximar do público, o que passa pelo processo de tornar a informação atraente aos olhos dos leitores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: I e III, apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Mantenha-se firme na luta!
Diante do evidenciado, podemos compreender que está correta a afirmativa 5, em que podemos destacar que as seguintes afirmativas estão corretas: 1, 2 além da alterativa 3.
Isso porque podemos evidenciar que todas tratam de forma correta das fake news, que é um mal presente na atualidade, em que deve ser combatido também por intermédio do pensamento crítico bem como do bom senso por parte dos leitores.