Uma jovem viaja de uma cidade A para uma cidade B, dirigindo um automóvel por uma estrada muito estreita. Em um certo trecho em que a estrada é reta e horizontal, ela percebe que seu carro está entre dois caminhões-tanque bidirecionais e iguais. A jovem observa que os dois caminhões, um visto por meio do espelho retrovisor plano, e o outro, através do pára-brisa, parecem aproximar-se dela com a mesma velocidade. Como o automóvel e o caminhão de trás estão viajando no mesmo sentido, com velocidade de 40km/h e 50km/h, respectivamente, pode-se concluir que a velocidade do caminhão que está a frente é:
a) 50km/h, com sentido de A para B.
b) 50km/h, com sentido de B para A.
c) 40 km/h, com sentido de a para B.
d) 30 km/h, com sentido de B para A.
e) 30km/h, com sentido de A para B.
(Porfavor, mostrar resolução)
Respostas
Sabe-se que a velocidade que o caminhão de trás aproxima do carro é a mesma velocidade que o caminhão da frente. A velocidade que o de trás aproxima é usando a velocidade relativa:
Vr = 50-40-10km/h
Então o caminhão da frente deve se aproximar com uma velocidade de 10km/h, isso pode acontecer se o carro tiver uma velocidade maior que a do caminhão e os dois estão trafegando no mesmo sentindo:
Vr= v carri - v caminão ➡️ 10 =40 - v caminão ➡️ v caminão = 30 km/h
E os dois trafegam no mesmo sentindo.
Obs. se você assumir que o caminhão trafega no sentindo contrário verá que para nenhuma velocidade do mesmo ele aproximará do carro com uma velocidade de 10 km/h. Pois mesmo se o caminhão tivesse parado, o carro iria se aproximar com uma velocidade de 40 km/h. Se ele tivesse trafegando em sentindo contrário então a velocidade relativa seria maior ainda, não atendendo a demanda do enunciado
e) 30 km/h, com sentido de A para B.
Para realizar esse problema deveremos considerar o conceito de Velocidade Relativa.
A velocidade relativa é a velocidade escalar que um móvel tem em relação ao outro. Ou seja, essa grandeza irá indicar a relação de aproximação ou de afastamento entre dois corpos ou objetos em movimento.
No caso em questão, o caminhão que está atrás esta se movendo na mesma direção e sentido que o carro, logo a velocidade relativa será a diferença entre as duas velocidades.
Vr = 50 - 40
Vr = 10 km/h
Para que o caminhão que está à frente esteja se aproximando do carro com a mesma velocidade, a velocidade relativa precisa ser a mesma.
Vr = 10 km/h
10 = 40 - Vc
Vc = 30 km/h
Se o caminhão da frente estivesse se movendo no sentido contrário, a velocidade relativa seria a soma da velocidade do carro com a velocidade do caminhão, o que resultaria em um valor muito maior do que 10 km/h.
Dessa forma, concluimos que o caminhão da frente também está se movendo de A para B.
Saiba mais em,
https://brainly.com.br/tarefa/18029636