preencha o quadro a seguir,comparando as ideias e as práticas vinculadas ao absolutismo e ao iluminismo
Respostas
O absolutismo constitui-se de uma forma de governo adotada na península ibérica, principalmente, nos países como Inglaterra e França. Exerceu impacto e influência entre as maiores economias da época.
O iluminismo, também chamado de século das luzes, foi um importante movimento intelectual e filosófico da Europa do século XVIII. Deu origem a diversas ideias de liberdade econômica e política após o renascimento.
Bons estudos!
Legitimidade para o exercício do poder político: ABSOLUTISMO: Em geral, o poder político absolutista não acredita nisto, e o Rei/Ditador é sempre corrupto.
ILUMINISTA: Eles acreditam na legitimidade para governar o país, e acham o poder democrático o melhor para isto.
Liberdade Religiosa: ABSOLUTISTA: Para eles, o Estado é ligado com a igreja, assim apenas 1 religião é permitida no país, fazendo a igreja ter mais poder que o governo as vezes.
ILUMINISTA: Para eles, a religião deve ser separada do Estado, assim todos podem ter sua própria crença sem ser punida por isso, alem de a igreja não ter influencia política.
Liberdade de Expressão:ABSOLUTISMO: Na maioria das vezes, a liberdade de expressão não existe no absolutismo, com os jornais sendo controlado pelo governo, e geralmente quem vai contra o governo "misteriosamente some".
ILUMINISMO: Defende uma ideia liberal sobre liberdade de expressão, onde a emprensa tem liberdade própria para divulgar o que quiser como quiser, e as pessoas não são reprimidas por ir contra ou a favor do governo.
Concentração do poder político: Esta eu não sei dizer :/.
Igualdade Legal: ABSOLUTISMO: O Absolutismo defende a ideia de que os políticos, e em alguns casos o clero, possuíam mais direitos sobre o restante da população.
ILUMINISMO: Defende a ideia de que todos sejam escravos das mesmas leis do país, assim, mesmo se você estiver no "topo da pirâmide" sendo o presidente, você não poderia descumprir uma lei.
Condição política dos habitantes: ABSOLUTISMO: Defende que os únicos que podiam ter influencia política eram os nobres, e em alguns casos, a igreja, com a população fora da política.
ILUMINISMO: Defende a ideia democrática, com toda a população podendo participar da política.