Respostas
Oiii Basicamente dividido em tragédia e comédia, o teatro grego era acessível a toda a população, exercendo um papel de grande importância para a educação dos jovens. Temas profundos e a abordagem da natureza humana caracterizam uma estrutura dramática utilizada nos teatros. Eles são, até hoje, utilizados como uma referência e o ponto mais alto da arte teatral.
Dados históricos indicam que o nascimento do teatro se deu em meio às festas que os gregos ofereciam ao deus Dionísio. Elas eram conhecidas como dionisíacas e eram realizadas por meio do “comos”, uma expressão grega que indica procissão alegre, e o tragos e odé, que eram partes do culto ao deus do vinho. A primeira deu origem à comédia, a segunda, à tragédia.
Eram frequentemente discutidos nas tragédias, assuntos que estivessem relacionados às questões como o destino, as paixões e a justiça – temas que pertencem aos problemas eternos do homem. Já na comédia, os gregos satirizavam os costumes e o comportamento humano e da própria sociedade.
Nas encenações, eram utilizados espaços ao ar livre, onde os atores usavam máscaras que expressavam a característica da personagem. Todos os papéis, inclusive os femininos, eram desempenhados por homens. Os coros eram outra característica do teatro grego, em que os personagens cantavam e dançavam nos espetáculos. Os concursos que davam grande projeção aos vencedores, eram realizados nos festivais de teatro, sendo eles bastante populares e concorridos.
O Teatro Grego foi muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.
Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do grego, significa "local onde se vê" ou "lugar para olhar". O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas.
Os gêneros teatrais eram:
Tragédia: Trata-se do gênero teatral mais antigo de todos o qual estava baseado nas histórias trágicas e mitológicas, por exemplo, o medo, a morte, o terror. Ou seja, a tragédia é um gênero artístico que representa uma peça teatral (ou poema) com um final infeliz.
Comédia: Trata-se de um gênero teatral crítico baseado nas sátiras e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica.
Poesia Grega: Seguia o mesmo rumo, acessível para toda a população e de grande importância para educação de jovens, com temas profundos e abordagem da natureza humana.