Cláudio está jogando um novo jogo de dados no computador. Ele joga o dado alternadamente com a máquina. Ganha a jogada quem tirar o maior número. Para vencer o jogo, é necessário ganhar três jogadas consecutivas. Se houver três empates, o jogo termina sem vencedor. Ele verificou, depois de muito jogar, que o computador tira sempre a mesma sequência de números, conforme o esquema abaixo:
1ª jogada – 6
2ª jogada – 4
3ª jogada – 5
4ª jogada – 3
5ª jogada – 5
6ª jogada – …
Sabendo a sequência que o computador tira no dado, Cláudio calculou a probabilidade de ganhar o jogo na quarta jogada, sem perder nenhuma delas.
A probabilidade que Cláudio calculou é
a)
b)
c)
d)
e)
Respostas
Resposta:
Alternativa B: 1/2166
Explicação passo-a-passo:
Inicialmente, veja que o vencedor deve ganhar três rodadas seguidas. Sabendo que o dado possui seis números, sendo o maior 6, a vitória de Cláudio só pode vir na quarta jogada, pois na primeira ele consegue no máximo um empate.
Teoricamente, a primeira rodada poderia ser perdida, pois bastaria vencer as outras três e Cláudio seria o ganhador. Contudo, devemos calcular a probabilidade de ele perder nenhuma das rodadas.
Desse modo, na primeira rodada temos apenas uma chance dentre seis. Depois, temos que vencer todas, então temos, respectivamente: dois resultados possíveis, um resultado possível e três resultados possíveis.
Por fim, basta multiplicar as probabilidades de cada jogada, pois elas são eventos simultâneos. Com isso, obtemos o seguinte: