Respostas
A importância ecológica da floresta é enorme. Já se explanou, no tema da biodiversidade, o enorme valor que as florestas tropicais possuem na conservação da biodiversidade do planeta. Porém isto não é certo apenas para as florestas tropicais. Pensemos que nas florestas, de quaisquer tipo, existe uma infinidade de formas de vida maravilhosamente adaptadas à vida florestal, sendo que, se estas florestas desaparecerem, também desaparecerão estes organismos.
Um exemplo espetacular é o do urogalo (Tetrao urogallus), ave emblemática das florestas caducifólias da cordilheira cantábrica, assim como do domínio das coníferas (pinhais de pínus silvestre e negro, de abetos e de faial-abetos) dos Pirineus.
A floresta, além disso, não apenas protege o solo, mas o incrementa. Efetivamente, os ecossistemas florestais potencializam e aumentam as camadas do solo, já que no primeiro estrato edáfico forma-se uma importante quantidade de húmus, fruto da serrapilheira e da acumulação de materiais caídos das árvores e restos de vegetação. Este estrato, rico em matéria orgânica, é fundamental para os organismos do solo, para a reciclagem de nutrientes e para a própria vida das plantas da floresta. Além disso, retém muita água e a libera pouco a pouco, o que faz com que a floresta regularize o escoamento superficial derivado de fortes chuvas, controlando possíveis inundações. Este papel é muito evidente nas florestas e na vegetação ribeirinha, atuando como verdadeiras esponjas quando das enchentes dos rios. Por outro lado, as raízes das árvores e restos de plantas da floresta retêm a terra, contribuindo assim para evitar a erosão do solo.
ESPERO TER AJUDADO.