• Matéria: Pedagogia
  • Autor: natymeireles97
  • Perguntado 7 anos atrás



1)
Na Unidade I, estudamos que a concepção de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais, articulando questões de saber-poder, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:

Alternativas:

a)teorias de currículo como prescrição.
b)teorias curriculares tradicionais.
c)teorias curriculares críticas.
d)teorias curriculares pós-críticas.
e)teorias da nova sociologia da educação.
2)
Em nossas webaulas, discutimos acerca da interdisciplinaridade. Diante disso, analise as afirmativas abaixo:

I - A interdisciplinaridade sugere a superação das disciplinas, constituindo um novo modo de agrupar/organizar o conhecimento, a partir das matrizes de análise.

II - A interdisciplinaridade tem por função superar a segmentação do conhecimento científico e a sua falta de relação com a realidade dos alunos.

III - A interdisciplinaridade considera que os alunos têm, por natureza, dificuldades na construção de nexos e relações entre as diferentes áreas do conhecimento e, por isso, procura aproximar as disciplinas escolares.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b)Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c)Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e)As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
3)
Sabemos que o currículo está intimamente ligado à questão do tempo. Tempo é um elemento do currículo. Ele organiza e tenta articular o tempo de ensinar e o tempo de aprender. Acerca da organização dos tempos escolares, é correto afirmar:

Alternativas:

a)A distribuição dos conteúdos nos tempos escolares é um processo constituído histórica e padronizadamente em nível nacional, portanto, as escolas e docentes devem adaptar os seus ritmos de trabalho de forma a cumprirem as metas de transmissão dos conteúdos definidas a priori.
b)Os tempos da escola são apenas parte da experiência rítmico-temporal dos professores, alunos e demais sujeitos que lá atuam, experiência esta que transcende o ensino e a aprendizagem, mas que, ao mesmo tempo, dá o tom e o ritmo para a organização da educação.
c)Os tempos na escola são determinados legalmente e, portanto, professores e pedagogos não podem fazer quase nada para alterá-los, mesmo porque os alunos e familiares já estão acostumados a uma forma de organização do tempo padrão.
d)Os tempos de ensinar e de aprender são os mesmos, logo, os alunos que têm dificuldades de acompanhamento do ritmo do ensino devem estar com dificuldades de adaptação à forma escolar e, como tal, devem ser reavaliados com vistas a serem inseridos em turmas/cursos mais adequados ao seu ritmo.
e)Os tempos de trabalho e de lazer têm de ser muito bem definidos e delimitados na escola, de sorte a se evitar que os alunos se confundam e percam a noção de disciplina necessária ao processo educativo.
4)
O currículo para a escola é uma ferramenta necessária, Ele deve ser pensado em seus diferentes conceitos que agregam conteúdos, valores, atitudes, experiências etc. Nessa perspectiva, é válido considerar como eixos que fazem parte da construção de um currículo:

I. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica;

II. O rigor teórico e metodológico;

III. O pensar intuitivo, imediato;

IV. A construção coletiva do conhecimento;

V. O foco unicamente na aprendizagem e sua relação com o ensinar.

Está (estão) correta (s):

Alternativas:

a)Apenas II, III e V
b)Apenas I, III, IV.
c)Apenas I, II, III e V.
d)Apenas I, II e IV.
e)Apenas I, III e V.
5)
Planejar currículo exige que se pense no papel que a escola deve assumir diante dos alunos, dos educadores, dos funcionários, dos pais e da sociedade como um todo. Assim entendido, um planejamento curricular, que vise contribuir com a transformação social, deverá fundamentar-se:

Alternativas:

a)em uma concepção de educação que privilegia o conhecimento pronto e acabado, podendo ser armazenado pela repetição e pela memorização.
b)em uma concepção de educação que valoriza o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem e o professor como transmissor do conhecimento.
c)em uma concepção de educação neutra e que centra atenção no indivíduo e nos resultados alcançados com a prática educativa.
d)em uma concepção de educação que compreende as atividades do currículo dissociadas da totalidade social e voltadas para a transformação do contexto escolar.
e)em uma concepção de educação como prática social global, comprometida com a socialização dos saberes científicos, técnicos e culturais, de forma crítica.

Respostas

respondido por: achillesana
1

A resposta é: AV1 D A B D E / AV2 E C A E C

Perguntas similares