A desigualdade social existente no Brasil faz com que as crianças brasileiras tenham diferentes vivências. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2018) sinaliza que 61% das crianças e adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza em suas múltiplas dimensões, pois, além da renda financeira, é necessário levar em conta o acesso a diversos outros direitos. Como a desigualdade social pode atingir diferentes crianças e adolescentes no campo da saúde, educação e acesso à cultura? Quais são os possíveis impactos dessas desigualdades?
COMO POSSO RESPONDER ESSA QUESTÃO
Respostas
respondido por:
2
A desigualdade social no Brasil, remete ao período de colonização do país, pois a estrutura econômica como observamos hoje, partem das consequências da escravidão,
Dentro deste aspecto, as diferenças econômicas podem ser entendidas como um reflexo da luta de classes, onde a financeiramente mais rica detém a maior parte do capital e a parcela segregada, tende a ter condições básicas ou precárias de vida, fato este exposto por Marx em suas teorias sobre as desigualdades sociais.
Por fim, a desigualdade influencia diretamente na baixa qualidade de vida e desenvolvimento humano, o que marca a necessidade de política de incentivo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás