No livro Prática de texto para estudantes universitários, Faraco e Tezza (2001, p. 23) sugerem fazer um levantamento de aspectos que definem um texto.
Esses aspectos estão descritos a seguir, leia-os, atentamente, e depois identifique cada um no artigo de opinião apresentado.
1. Vocabulário: mais ou menos específico, criação de palavras novas ou estrangeirismos. O vocabulário chama a atenção por algum motivo?
2. Estrutura da oração: quanto à extensão, há frases mais curtas, mais longas? Por quê? A extensão das frases é indiferente para o significado do texto ou ela modifica de algum modo a compreensão?
3. Destinatário: para quem se dirige o texto? Ou o texto se dirige a todo mundo, indiscriminadamente? Como você sabe? Isso está expresso no texto?
4. Aspecto gráfico: observe a divisão de parágrafos, a disposição das linhas, o emprego de palavras em itálico, em negrito, em caixa alta, sublinhada, com iniciais maiúsculas. O aspecto gráfico tem alguma função? Há imagem, ela potencializa, interfere, modifica, multiplica ainda mais os significados implícitos no texto em si?
5. Origem: qual é a fonte onde se encontra o texto?
6. Intenção: com que intenção o texto foi escrito? É um texto bem-sucedido, isto é, a intenção corresponde ao resultado?
7. Idade: a idade (quando o texto foi publicado) é visível? Se for, esse dado é relevante?
Análise o texto " Planeta esgota hoje sua cota natural de recursos para 2013" quanto aos sete aspectos citados.
Respostas
1. Vocabulário: é específico da área ambiental, como 'recursos naturais' ou 'bens ambientais'. Além disso, há criação de palavras novas, como o conceito de "pegada ambiental", uma medida objetiva do impacto do consumo humano sobre recursos naturais. Há também o estrangeirismo, como o nome da ONG 'Global Footprint Network', que pesquisa dados ambientais e há dez anos calcula o "Dia da Sobrecarga".
2. Estrutura da oração: quanto à extensão, as frases são curtas, entre 1 a 2 linhas. A extensão das frases é compreensível para um texto jornalístico, que requer leitura rápida e informativa, sem requerer do leitor grandes níveis de concentração.
3. Destinatário: a princípio o texto é dirigido para a humanidade, dado que as informações são relativas aos recursos naturais do planeta. No entanto, o destinatário se afunila aos brasileiros, dado que há um infográfico com a reserva ecológica do Brasil e o texto termina com o questionamento sobre as desigualdades de preservação que há dentro do nosso país.
4. Aspecto gráfico: os parágrafos tem entre 2 a 4 linhas, o negrito indica algum subtítulo e há uso de aspas quando se refere à fala de uma pessoa. Também há o aspecto gráfico, com a função de ampliar os significados apresentados no texto, com dados por país em um mapa e destaque para os dados do Brasil, em um gráfico.
5. Origem: a fonte onde se encontra o texto é no jornal Folha de São Paulo, divulgado em meios digitais pelo Folha Uol, escrito por RAFAEL GARCIA DE SÃO PAULO.
6. Intenção: o texto foi escrito com a intenção de alertar a população para o uso excessivo dos recursos naturais.
7. Idade: o texto foi escrito 20 de agosto de 2013 e esse dado é relevante pois se a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos pelo planeta no mesmo período, exatamente nesta data teríamos de fechar a Terra para balanço.
Espero ter ajudado!