Leia o caso a seguir.
Maria Anita Silva Batista, ao fazer a inscrição para o concurso da Polícia Civil de Sergipe, em 2001, descobriu que não havia vagas para pessoas com deficiência e logo buscou auxílio da justiça. Durante as provas práticas, queriam reprovar os colegas e ela, porque diziam que não poderiam correr, porém não ofereciam as ferramentas de acessibilidade, pois com uma cadeira de rodas motorizada, ela conseguiria percorrer os 1000 metros da prova.
Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2018.
Nesse contexto, de acordo com a Constituição Federal Brasileira
Escolha uma:
a.
é proibido qualquer ato discriminatório relacionado ao salário e critérios de seleção, que impeçam o ingresso das pessoas com deficiência.
b. a Lei Estadual não permite cadeirante atuar como policial civil.
c. o Estatuto da Polícia Civil não permite pessoa deficiente no quadro do funcionalismo público estadual.
d. o deficiente só pode concorrer à vaga se o candidato conduzir as ferramentas necessárias para a prova de seleção.
e. a lei é clara: as cotas de deficientes só serão ofertadas pelos órgãos públicos se eles tiverem condições de receber esses candidatos.
Respostas
A) é proibido qualquer ato discriminatório relacionado ao salário e critérios de seleção, que impeçam o ingresso das pessoas com deficiência.
Resposta correta, corrigida pelo AVA
A alternativa A está correta.
A liberdade é um fato dentro do espaço escolar, pois apesar das normas de cada instituição, os alunos precisam vivenciar o processo de socialização, sendo a instituição escolar um local chave para esse entendimento durante a formação.
Nesse sentido, a estrutura de avaliação da LDB parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivos.