EXERCÍCIOS
4) Freud, ao desenvolver a teoria psicanalítica, ponderou que as forças inconscientes determinam a personalidade, sendo que “a experiência consciente é apenas uma pequena parte da nossa estrutura psicológica e experiência”. Com relação aos conceitos psicanalíticos cunhados por Freud, tais como id, ego, superego, estágios psicossociais e complexo de édipo, escolha uma alternativa correta abaixo:
a) Os estágios psicossexuais podem ser compreendidos como conflitos e preocupações que avançam temporalmente para além da infância, acompanhando o indivíduo também durante a vida adulta.
b) O superego é a parte da personalidade que se coloca entre o id e o mundo externo, opera segundo o princípio do prazer.
c) O ego, em comparação às demais estruturas da personalidade, é a última a se desenvolver, representando uma barreira para o que é certo e errado, conformo somos ensinados na vida em sociedade.
d) O complexo de édipo nos acompanha desde que nascemos. Pode ser descrito como o processo de desejar ser como outra pessoa; pressupõe reprodução de comportamentos.
e) O id é a instância da personalidade crua e desorganizada, cujo objetivo principal é a redução imediata da tensão criada pelos desejos primitivos.
Respostas
RESPOSTA CORRETA: ALTERNATIVA e) O id é a instância da personalidade crua e desorganizada, cujo objetivo principal é a redução imediata da tensão criada pelos desejos primitivos.
Resposta:
E. O id é a instância da personalidade crua e desorganizada, cujo objetivo principal é a redução imediata da tensão criada pelos desejos primitivos.
Explicação:
Para Freud, os estágios psicossexuais correspondem aos períodos de desenvolvimento da infância, durante os quais as crianças conflitam as próprias necessidades sexuais e as reinvindicações sociais, desse modo, alternativa a está incorreta. É o ego quem busca equilibrar os desejos do id e as realidades do mundo externo, quem opera segundo o princípio do prazer é o id, logo alternativa b incorreta. A alternativa c está incorreta porque é o superego a última estrutura da personalidade a se desenvolver, operando como uma barreira para controlar os impulsos provenientes do id. O complexo de édipo, que surge durante o último estágio fálico, é o interesse sexual de uma criança pelo pai do sexo oposto. Além disso, a imitação de comportamentos corresponde ao processo de identificação, pela lente da psicanálise freudiana – alternativa d incorreta. Por fim, a alternativa e está correta, pois é mesmo o id a instância que controla tensões relacionadas à fome, agressão, sexo e impulsos irracionais (regulado pelo princípio do prazer).