Durante a década de 1960, muitos especialistas publicaram obras criticando a forma e função da produção arquitetônica e urbanística do modernismo. Esses críticos apresentaram métodos de análise dos espaços públicos que embasam as discussões relacionadas à ambiência, qualidade e conforto, a pequena escala e seus por menores que consideram o bem-estar intelectual e social dos habitantes.
Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O urbanismo moderno traz na classificação de Le Corbusier quatro funções: habitar, trabalhar, cultivar o corpo e o espírito (recrear), e circular; tais projetos de cidade propõem a desagregação de áreas residenciais, de lazer, serviços, comércio, indústrias, etc., nas quais estas seriam conectadas por um sistema viário que elege o transporte alternativo como principal meio de locomoção no tecido urbano.
PORQUE
II. Jane Jacobs, Robert Venturi, Aldo Rossi e Robert Goodman são alguns dos autores que críticos aos rígidos padrões urbanísticos modernistas que acabam por empobrecer o ambiente urbano. O livro Morte e vida de Grandes Cidades, de Jane Jacobs, se baseia em questionar o desenvolvimento do planejamento urbano nas cidades e os princípios de reurbanização em contrapartida às questões de natureza sócio-econômicas. Jacobs; ao contrário dos princípios de zoneamento fragmentado do Urbanismo Moderno; defende que as áreas devem ter todos os tipos de serviços, preferencialmente mesclando os diurnos com os noturnos, de forma a manter os espaços públicos movimentados e seguros pela maior quantidade de tempo possíveis.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
38
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
respondido por:
11
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
CONFIRMADO
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás