Quais gases são absorvidos pelas plantas quando há presença de luz e quando não há luz, respectivamente?
Respostas
Essa etapa ocorre no estroma dos cloroplastos e não há necessidade direta da luz. É dependente de substâncias produzidas na etapa fotoquímica, o ATP e o NADPH, que são utilizados na redução dos átomos de carbono do CO_2_2, incorporando-os em moléculas orgânicas, os carboidratos, onde o ATP fornece a energia, o NADPH os hidrogênios e o CO_2_2, o carbono e oxigênio. Os átomos de carbono são incorporados em uma sequencia cíclica de reações, denominado ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin.
O ciclo de Calvin é dividido em três etapas:
1) Carboxilação – é a etapa inicial do ciclo, onde o CO_2_2 reage com a ribulose bisfosfato, de 5 carbonos, com a participação da enzima ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase (RuBisCO) e, em seguida, essa molécula é clivada, formando o ácido fosfoglicérico (2,3 fosfoglicerato) de 3 carbonos;
2) Redução - reduz o ácido fosfoglicérico em uma triose fosfato, o gliceraldeído 3-fosfato, com gasto de ATP e NADPH;
3) Regeneração - consiste em regenerar a RuBisCO. Para isso, 5 moléculas de 3 carbonos (trioses fosfato, como o gliceraldeído 3-fosfato) são rearranjadas para formar 3 moléculas de 5 carbonos (pentoses fosfato), liberando 2 moléculas de 3 carbonos para formação de açúcares como a glicose de 6 carbonos. A pentose é convertida na RuBisCo com a participação do ATP. A triose fosfato também pode ser convertida em amido e, depois na RuBisCO.
q-q