• Matéria: Ed. Física
  • Autor: Unicornio132
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual é a necessidade do treinamento tático ofensivo e defensivo de uma equipe de handeboll ???

Respostas

respondido por: kelvincarvalho10
0

O handebol teve origem na Alemanha, em meados do século XIX e, assim como grande parte dos esportes coletivos, faz muito sucesso no Brasil. Juntamente ao futebol, basquete e vôlei, ele é uma das modalidades mais praticadas entre os brasileiros, por isso é muito importante que se conheça os fundamentos do handebol, tanto para os profissionais de educação física, como para os praticantes.

Devido ao sucesso das seleções masculina e feminina, o esporte vem se destacando no cenário nacional, o que o torna uma excelente opção de carreira para os profissionais ligados a ele.

Se esse é o seu caso e você chegou até aqui para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo sobre os fundamentos do handebol, suas regras e tipos de sistemas.

Regras do handebol

São diversas as regras desse esporte. Por isso, separamos cada um delas em tópicos, os quais você poderá conferir a seguir!

Tamanho da quadra

A quadra destinada à prática do handebol usualmente conta com um piso emborrachado ou de madeira. Em alguns locais, o esporte é praticado ao ar livre. A quadra tem o formato retangular, já conhecido por grande parte dos esportistas.

Para ser considerada oficial, ela precisa medir entre 38 m e 44 m de comprimento, com uma largura entre 18 m e 22 m. Para facilitar, as medidas da quadra são definidas, na maioria das vezes, como sendo 40 m × 20 m.

Além das marcações laterais e de fundo, existem outras quatro linhas que participam das regras do handebol. A primeira delas é a linha de 4 metros, que aponta a posição em que os goleiros devem se posicionar para cobrar o tiro livre a uma distância de 7 m.

A segunda é a linha de 6 metros, que define a área dos goleiros, local em que só eles podem pisar. O tiro livre, mais conhecido como pênalti, é cobrado na linha de 7 m e as faltas aos 9 m. Nesse último caso é possível adicionar uma barreira.

Material de jogo

A bola é o principal artefato utilizado durante as partidas. Ela deve ser feita de couro, para facilitar o manuseio dos atletas, e o tamanho varia de acordo com o sexo. A masculina mede entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, e pesa entre 425 g e 475 g. Já a feminina é um pouco menor e mais leve, medindo entre 54 cm e 56 cm de diâmetro e pesando entre 325 g e 400 g.

Gol

Para que seja validado o gol, a bola precisa passar completamente pela linha da grande meta. O único jogador que pode estar dentro da área é o goleiro. Os adversários somente podem adentrar pelo ar, mas, antes de encostar os pés no chão, a bola deve ser arremessada ao gol. Ou seja, não é permitido encostar os pés dentro da área com a bola em mãos.

Ação do Goleiro

A bola não pode ser recuada para o goleiro se ele estiver dentro da área. Caso essa ação ocorra, a penalidade é um arremesso a uma distância de 7 m. Apesar disso, o arqueiro — também conhecido como goleiro — pode atuar como um jogador de linha.

Nesse caso, ele precisa passar a bola para um colega do time e sair da área sem estar com ela em mãos para participar do jogo. Se ele sair da área com a bola em mãos, a penalidade é um tiro livre a uma distância de 9 m.

Faltas e penalidades

As faltas são cobradas no local em que elas ocorrem, exceto quando forem próximas à área do goleiro, em que é necessário cobrar na linha de tiro livre. A distância entre o local da falta e a barreira adversária deve ser de 3 m.

Para tornar o jogo mais dinâmico, ela pode ser cobrada sem que necessariamente o árbitro apite nem meça a distância da barreira.

respondido por: DJGUGA
0

Resposta:

Explicação:

A obesidade na adolescência é uma doença universal de prevalência mundial crescente, assumindo caráter epidemiológico como problema de saúde pública na sociedade moderna. Este trabalho teve como objetivo comparar o efeito do exercício físico aeróbio contínuo e anaeróbio intermitente associado à orientação alimentar sobre a composição corporal, as medidas bioquímicas e a capacidade física de adolescentes obesos. Foram investigados 28 adolescentes (média de idade = 13 anos), com índice de massa corporal (IMC) acima do percentil 95 para a idade e sexo, distribuídos em dois grupos de forma aleatória: exercício de caminhada contínua (GEC; n = 13) e exercício de corrida intermitente (GEI; n = 15) e submetidos a um programa de treinamento físico três vezes por semana durante 16 semanas por 20 a 40 minutos. A atividade de orientação nutricional ocorreu uma vez por semana, em grupo, por 60 minutos, durante todo o experimento. Foram realizadas, no período inicial e final, medidas de peso e altura, pregas subcutâneas, circunferências do braço (CB) e muscular do braço (CMB), composição corporal por bioimpedância elétrica, análises bioquímicas séricas (glicemia e lipídios) e determinação direta de consumo máximo de oxigênio (VO2max) e limiar anaeróbio (LAn). Como resultados antropométricos, observamos diminuição do IMC e das pregas cutâneas com diferença significativa nos dois grupos (GEC e GEI). Na avaliação bioquímica, houve diminuição significativa nos níveis séricos de HDL e LDL, colesterol total, e aumento do triglicérides e glicemia no GEC, embora mantendo-se dentro dos valores de normalidade. No GEI, o HDL e triglicérides tiveram diminuição significativa. O VO2max aumentou estatisticamente nos dois grupos. Concluímos que a atividade física proposta e a orientação alimentar, tanto para o GEC quanto para GEI, foi suficiente e satisfatória, promovendo diminuição ponderal, melhora da composição corporal, dos níveis lipídicos e aumento na capacidade aeróbia dos adolescentes.

Perguntas similares