Respostas
A grande riqueza de um país são os seus recursos naturais e a preservação de sua flora original. O Brasil é um país de dimensões continentais e como tal é natural que abrigue inúmeros ecossistemas e variedade de fauna e flora. Uma forma de preservar essa riqueza de nosso país é através da criação dos chamados Parques Nacionais.
Um Parque Nacional é um parque está sob preservação, ou seja, que possui mecanismos e cuidados para que a sua flora original seja mantida. Seja pela importância ecológica ou por sua beleza essas áreas são preservadas. Geralmente, os parques nacionais são de propriedade do estado.
Além de preservar a vegetação original para fins de beleza os parques nacionais são importantes para que seja possível realizar inúmeras pesquisas com os espécimes que existem apenas nessas áreas. Também se torna possível realizar atividades de educação e interpretação ambiental.
O Brasil possui três tipos de parques que são protegidos, os parques municipais, os estaduais e os nacionais. Os três tipos se enquadram dentro da mesma legislação. A gestão dos Parques Nacionais é feita pelo ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007.