• Matéria: Química
  • Autor: Kelly055
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique a emissão descontínua apresentada pelo modelo de Bohr.

Respostas

respondido por: Mica2003
0

Primeiro, alguns conceitos básicos:

Contexto: após a falha com a teoria de Rutherford quanto o seu átomo, vários cientistas foram atrás de respostas para, especificamente, teorias do eletro magnetismo.

Espectro: conjunto de cores desencadeados pela dispersão dos componentes da luz.

Exemplo:

Um prisma, quando uma luz passa por uma fenda e atravessa um destes, repara-se um "arco-íris". Isso é o chamado espectro contínuo (energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores).

O espectro descontínuo é, justamente, o contrário. Após experimentos em laboratórios, pôde-se ver que cada composto emitia cor ao ser submetido à ação de uma chama. Quando essa luz passava por um prisma, produzia-se um espectro diferente do espectro solar. As linhas ou raias de cada cor eram espaçadas, claras e finas. Esses foram os descontínuos.

Caso não tenha entendido ainda, explico resumidamente desta vez. Quando um determinado elemento é submetido à uma chama, você vê uma cor, e se colocarmos outro, você vê outro. Quando essa chama é vista em um prisma, você pode reparar que diferente de um "arco-íris", você encontra apenas algumas linhas. Isso é espectro contínuo.

Perguntas similares