Respostas
Os verbos regulares e irregulares são as duas flexões de verbos pautadas nas formas de conjugação as quais pertencem.
Assim, importante destacar que os verbos são divididos em 3 tipos de conjugação de acordo com o término da palavras.
Os verbos das primeira conjugação são terminados em – ar, os da segunda são terminados em – er e os da terceira em – ir.
Feita essa consideração, os verbos regulares são aqueles que seguem o modelo de conjugação, caracterizados por conjugações invariáveis.
Eles não alteram seu radical e suas desinências, uma vez que, nesses casos, seguem um paradigma. Já os verbos irregulares não seguem esse modelo, alterando, dessa forma, seus radicais e suas desinências.
Desinências Verbais
As desinências verbais são morfemas que indicam nas conjugações verbais, o modo(Indicativo ou Subjuntivo), o tempo (presente, passado, futuro), o número (singular ou plural) e a pessoa (o sujeito da ação marcado pelos pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Em outras palavras, as desinências são terminações dos verbos por meio de suas flexões. Dessa forma, as desinências são classificadas em:
Desinência modo temporal: Esse tipo de morfema indica o modo e o tempo em que a ação ocorre, por exemplo: "canta-vas" (desinência que indica o pretérito imperfeito do modo indicativo)
Desinência número pessoal: Essas desinências indicam o número e a pessoa do verbo, por exemplo: "cant-o" (desinência que indica o verbo na primeira pessoa do singular “eu”)
Exemplos de Conjugação de Verbos Regulares
1.ª Conjugação: Verbo Cantar no Modo Indicativo
Presente
Eu canto
Tu cantas
Ele/ela canta
Nós cantamos
Vós cantais
Eles/elas cantam
Pretérito Perfeito
Eu cantei
Tu cantaste
Ele/ela cantou
Nós cantamos
Vós cantastes
Eles/elas cantaram
Pretérito Imperfeito
Eu cantava
Tu cantavas
Ele/ela cantava
Nós cantávamos
Vós cantáveis
Eles/elas cantavam
Pretérito Mais-que-perfeito
Eu cantara
Tu cantaras
Ele/ela cantara
Nós cantáramos
Vós cantáreis
Eles/elas cantaram
ESPERO TER ajudado!
Resposta:
Feita essa consideração, os verbos regulares são aqueles que seguem o modelo de conjugação, caracterizados por conjugações invariáveis. ... Já os verbos irregulares não seguem esse modelo, alterando, dessa forma, seus radicais e suas desinências.
Explicação:
- Espero ter ajudado
- Prestem mais atenção na aula!
- Quando precisarem estou aqui
- obrigada