• Matéria: Saúde
  • Autor: juliamendes1048
  • Perguntado 7 anos atrás

Maria, 70 anos, após sentir dor intensa no peito irradiando para os ombros procurou atendimento hospitalar. Imediatamente foi realizado eletrocardiograma, que apresentou alterações na polaridade de membrana do miócito e foi possível detectar a enzima cardíaca creatina-kinase específica MB e troponina no sangue. Devido ao resultado dos exames e anamnese clínica, o cardialogista concluiu que a Sra Maria estava sofrendo infarto agudo no miocárdio. Tendo estudado em aula as causas, morfologia e mecanismos da lesão celular quando o fluxo sanguíneo tissular é interrompido, proceda a correlação clinicopatológica do caso da Sra Maria.

a) PESQUISE e INDIQUE os processos metabólicos e enzimáticos afetados na lesão por hipóxia na célula cardíaca.

b) CLASSIFIQUE a lesão em reversível ou irreversível com necrose.

c) JUSTIFIQUE qual parâmetro clínico permitiu a classificação da lesão celular.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

A hipóxia causa a redução na concentração de  antioxidantes endógenos e, simultaneamente, a reperfusão  ativa monócitos, macrófagos e neutrófilos levando a um aumento da produção e liberação dos radicais livres do oxigênio.

Contração dependente do endotélio potenciada pela hipóxia  também é observada em um período precoce após isquemia  global e reperfusão.

Os distúrbios metabólicos durante isquemia ou  hipóxia tissular são muito bem estabelecidos, porém evidências clínicas e experimentais demonstram que os principais eventos que levam a disfunções celular.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares