Respostas
Existe algumas teorias "A mais aceita" ate hoje é a teoria de Oparin. Afirmada dessa forma: A terra era quente, existia varias descargas elétricas (Tempestades, Trovões) como não avia camada de ozônio o sol batia forte criando radiações ultra violeta, Não tinha oxigênio o que era existente(Metano, Amônia, Hidrogênio e vapor de água) todos eles foram quebrados por causa das radiações e tempestades, assim criando moléculas mais simples que foram arrastados para o oceano primitivo, com alguns componentes existente no oceano, fazendo assim gerar coacervados que não são os primeiros seres vivos ! e sim um estrutura orgânica q se juntou a o RNA, Gerando um célula primitiva que foi o primeiro ser vivo :D
A teoria mais aceita é a teoria do Big Bang, que afirma que uma "bola de fogo" explodiu formando uma espécie de pó espacial que foi se agrupando e milhões de anos para frente formou os planetas.
Existe uma teoria chamada panspermia, que diz que o primeiro ser vivo era unicelular e veio "de carona" com meteoros. Essa teoria não é a mais aceita.
A teoria mais aceita é a teoria da evolução molecular, que basicamente diz que as tempestades, as altas temperaturas junto dos gases Co2(gás carbônico), CH4(metano), CO(monóxido de carbono) e H2O(água) formaram aminoácidos, açucares, acidos graxos e bases nitrogenadas, esses componentes se juntaram e formaram proteínas, lipídeos e ácidos nucléicos que então formaram o primeiro ser vivo unicelular que era quimiolitoautotrófico (quimio -> reação quimica / lito -> litosfera = rochas / autotrofico -> produz o próprio alimento).
Essa célula fazia fermentação com minerais que encontrava nas rochas e se dividia para se perpetuar. Com a fermentação ele liberava gás carbônico, com a liberação desse gás permitiu o surgimento de seres fotossintetizantes. Essas celulas que realizavam fotossíntese liberavam gás oxigênio, que permitiu o surgimento de células aeróbicas
Espero ter ajudado (foi um resumão)