• Matéria: Filosofia
  • Autor: GustavoSouzaz
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso que essas respostas formais se pareçam como minha opinião sobre o texto.


Texto completo:


O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a conceber. O homem é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência: o homem não é mais que o que ele faz. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade de sua existência.


“Quando dizemos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens. Com efeito, não há de nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser. Escolher isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que escolhemos, porque nunca podemos escolher o mal, o que escolhemos é sempre o bem, e nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos. Se a existência, por outro lado, precede a essência e se quisermos existir, ao mesmo tempo que construímos a nossa imagem, esta imagem é válida para todos e para a nossa época. Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade”.


Resposta sobre os Textos que precisam ser mudadas:


A condição humana manifesta a importância da responsabilidade, que é indispensável à realização da nossa existência.


A noção de "projeto" e a consequente ação que a "ética da responsabilidade" implica expressam os fundamentos da condição humana.


Totalmente posto sob o domínio do que ele é, ao homem é atribuída a total responsabilidade pela sua existência e, sendo responsável por si, é também responsável por todos os homens.


Lembrando, só preciso que essas respostas formais se pareçam como uma opinião.

Respostas

respondido por: vittoriacastaldo
0

não entendi , especifica mais , tem que ser em forma de texto ?


GustavoSouzaz: Sim em forma de texto, é pra parecer que fui eu que fiz, essas respostas são de um exercício do Enem mas elas são muito formais, ai eu preciso que elas sejam mais simplificadas.
Perguntas similares