• Matéria: Ed. Física
  • Autor: emily59667
  • Perguntado 7 anos atrás

preciso resumo de psicomotricidade ​

Respostas

respondido por: gustavotardivel
4

Boa Noite , Fiz um breve resumo sobre o papel da psicomotricidade , espero que goste!

  A psicomotricidade vem proporcionando um estudo sobre a relação de que a mente e o corpo estejam de alguma forma sincronizadas. “Na década de 70, alguns autores defendiam a ideia de que a educação psicomotora era vista como uma forma de ajudar a criança com dificuldade de adaptação a participar do âmbito escolar, desenvolvendo suas potencialidades” (OLIVEIRA, BAGAGI, 2009)

  Dentro da educação infantil o professor tem papel fundamental propondo estratégias para o desenvolvimento psicomotor. Utilizar o corpo para fazer com que as crianças possam mostrar seus sentimentos. Assim Dos Santos e Costa (2015) colocam que a descoberta do corpo, das sensações, dos limites e movimentos é muito importante para a criança da Educação Infantil, pois nesta etapa ela está construindo a sua imagem corporal.

  É nessa fase que os movimentos fundamentais como correr, saltar, arremessar, receber, chutar são desenvolvidas. Assim a psicomotricidade tem   um papel fundamental, para Le Boulch (1984) a psicomotricidade “(…) leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos (…)” além de que “(…) a educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas(…).”

Devemos pensar que

  “O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através dessas atividades lúdicas a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. (ROSSI, 2012)

  Dessa forma, vemos que ambos os autores ressaltam que dentro da educação infantil o corpo está em completo movimento, e que o professor pode possibilitar através das brincadeiras e jogos, formas de orientar esse desenvolvimento. A brincadeira é melhor maneira das crianças expressarem o que sentem, através de jogos percebemos como elas se relacionam uma com as outras, se são solitárias, ou se o convivo é normal, assim há um ramo da psicomotricidade que atuará nesta área, no relacionamento da criança com si mesma, com seus colegas e dela com os adultos, a psicomotricidade relacional.

  O psicomotricista trabalhará na área da psicomotricidade relacional, de acordo com o CIAR (Centro Internacional de Analise Relacional, com sede em Curitiba, trabalha na capacitação profissional, e possui uma clínica onde atua com atendimentos dentro da psicomotricidade relacional) cita que “A Psicomotricidade Relacional escolar, como uma prática preventiva e profilática, favorece o brincar na sua especificidade que é organizar simbolicamente a vida psíquica da criança em processo de aquisição da autonomia e identidade(..)” Assim dentro desse conceito vemos a importância do desenvolvimento cognitivo e motor para essa faixa de crianças, pois é nessa idade que a criança terá sua personalidade criada.

  Dentre todas atividades propostas pelo profissional de psicomotricidade, vale ressaltar que este adequará suas atividades de acordo com as necessidades individuais ou do grupo que estará em suas seções, oportunizando assim com que a criança possa se desenvolver, sem quais quer prejuízo, e fortalecendo o que já possui de habilidade.

  Portanto, a área da psicomotricidade dentro da educação infantil é indissociável, podendo ser assunto para mais pesquisas. É na fase escolar que a criança está sendo formada como um cidadão de uma sociedade e a psicomotricidade está ajudando nessa trajetória no seu desenvolvimento, tanto motor como cognitivo, e agregando uma a outra.

Perguntas similares