Respostas
Meios e métodos, categorias fundamentais da tecnologia educacional, realizam, numa interação dialética, a ligação entre os objetivos educacionais e a prática escolar. Meios e métodos do sistema ensino-aprendizagem, exige dos profissionais de ensino os maiores esforços de planejamento, criatividade, atualização e rigor científico em busca do aperfeiçoamento constante do processo de ensino- aprendizagem.
Os estudos sobre o uso de meios e métodos no processo de ensino-aprendizagem apontam hoje para a recusa da adoção de uma postura salvacionista, criadora de padrões considerados universais e necessários. Isso, porém, não faz da disciplina um saber que se concentra, em oposição, no que é meramente particular e contingencial.
Forma de intervenção mediada na realidade, ultrapassando as funções tradicionais de representação da realidade ou ilustração da matéria, e a necessidade de se estabelecer formas crítico-ativas de relação entre os estudantes e os dados da realidade. Quando recusamos um conceito de meios de ensino que se detenha apenas nos aspectos cognitivos da personalidade, o fizemos porque hoje não se concebe um processo de ensino-aprendizagem que não esteja atento à formação integral dos indivíduos. O papel principal do aluno no processo de ensino-aprendizagem, a necessidade de se adequar os métodos aos níveis prévios de desenvolvimento dos alunos, a busca da formação integral da personalidade, são alguns dos princípios universais e necessários de uma pedagogia verdadeiramente libertária, e a Tecnologia Educacional tem a difícil tarefa de contribuir para o cumprimento de tais princípios, além de provar, na prática, a sua efetividade.