Luminol e peróxido de hidrogênio sofrem uma reação de oxirredução que emite luz, porém essa reação ocorre de forma lenta, podendo ser acelerada na presença de íons ferro. Profissionais da área de perícia podem constatar vestígios de sangue, devido à presença desses íons na hemoglobina, borrifando uma solução alcalina contendo o luminol e o peróxido de hidrogênio no local a ser investigado.
VIDOTTO, A.; QUEIROZ, P. R. Técnica de quimioluminescência em manchas de sangue: o uso do luminol para a sua identificação. Programa de Pós-Graduação em Farmácia e Química Forense. Pontífica Universidade Católica de Goiás. Disponível: www.cpgls.ucg.br. Acesso em: 19 maio 2014.
A presença de sangue só é percebida porque
a) o luminol absorve íons ferro da reação química.
b) o luminol inibe a atuação do peróxido de hidrogênio.
c) os íons ferro atuam como catalisadores da reação química.
d) o peróxido de hidrogênio promove o consumo de íons ferro.
e) os íons ferro atuam como inibidores do peróxido de hidrogênio.
Respostas
respondido por:
156
Letra A.
Observa-se que a presença de sangue nas cenas de crime são possíveis por conta da reação do luminol com os íons ferro, processo conhecido como oxirredução.
Dessa forma, sabe-se que o luminol atua como um agente redutor, oxigando os íons ferro, e permitindo com que os elétrons sejam agitados e dissipados, gerando a energia luminosa, por conta da saída da eletrosfera para o meio exterior.
respondido por:
3
Resposta:
a
Explicação:
s
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás