Respostas
A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. Porém os estilos artísticos da época eram estáticos, rígidos e incapazes de transmitir as novas características que a Igreja queria dar ao Catolicismo. A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo
A igreja não inventou o barroco, e sim se aproveitou das novas tendências que já vinham se desenvolvendo. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. Muito luxo, colorido e ouro foram usados no interior das igrejas.
A Igreja Católica do período Barroco, ao contrário dos Protestantes (que aboliram os santos de suas Igrejas), eles aderiram um papel essencial às artes; representar a história da religião cristã através da arte, sendo um meio de transmitir a história com maior facilidade. Porém os estilos artísticos da época eram estáticos, rígidos e incapazes de transmitir as novas características que a igreja queria dar ao Catolicismo. A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo.
Um aspecto de muita importância do barroco é o seu caráter didático, uma vez que a maioria da população era analfabeta. O uso de imagens para reprodução da Bíblia e da vida dos Santos era um recurso poderoso para a assimilação e o entendimento.
Algumas Catedrais que você pode ver são:
Catedral de Toledo - Narciso Tomé
Ordem Terceira São Francisco da Penitência
Capela dos Noviços
Igreja de São Francisco (Localizada em salvador)