A terapia antimicrobiana com múltiplos fármacos frequentemente é necessária para tratar infecções complexas. Entretanto, certas associações de antibióticos, tais como aminoglicosídios e penicilinas, são sinérgicas em suas ações, enquanto a eritromicina e as penicilinas exercem um efeito negativo entre si sobre suas ações. Qual a explicação para isso? CONTADOR DE TEMPO Os aminoglicosídios provocam uma leitura incorreta do mRNA, que normalmente iria codicar proteínas protetoras para tornar a parede celular resistente à ação das penicilinas. As penicilinas inibem a síntese da parede celular e destroem os sítios de ligação normais da eritromicina. A eritromicina inibe a ativação das penicilinas por enzimas P450. A eritromicina inibe a síntese de proteínas que são necessárias para a destruição da parede celular pelas penicilinas. As penicilinas inibem a síntese da parede celular e facilitam a entrada dos aminoglicosídios na célula bacteriana.
Respostas
respondido por:
21
e) As penicilinas inibem a síntese da parede celular e facilitam a entrada dos aminoglicosídios na célula bacteriana.
Atualmente, são muito utilizados os fármacos para terapia antimicrobiana visando o tratamento de infecções mais graves e complexas. Alguns exemplos são aminoglicosídios e penicilinas que apresentam sinergia em seus efeitos e a eritromicina e as penicilinas que exercem efeitos negativos.
Isso se deve ao fato das penicilinas serem responsável pela inibição da síntese da parede celular, além disso, as penicilinas também colaboram para a entrada dos aminoglicosídios na célula das bactérias.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás