QUESTÃO 2
Os princípios neoliberais que orientaram as reformas educacionais no Brasil dos anos 1990 resultaram num processo de privatização do ensino brasileiro com ênfase numa educação voltada ao mercado de trabalho, o que Libâneo, Oliveira e Toschi (2003) vão chamar de transferência dos referenciais econômicos para a educação. Um desses referenciais econômicos está no controle de qualidade.
LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação) .
Assinale a alternativa correta que define o processo de controle de qualidade da educação na ótica neoliberal.
Alternativas
Alternativa 1:
O Brasil seguiu padrões estabelecidos pela Unesco, com avaliações copiadas de seus documentos.
Alternativa 2:
Foram estabelecidas metas educacionais que serviram como parâmetro de qualidade. Essas metas foram orientadas pelo Banco Mundial.
Alternativa 3:
Houve vários instrumentos para controle, mas a maior ferramenta foram os resultados do censo escolar que fazem um amplo diagnóstico da escola.
Alternativa 4:
Foi elaborada uma avaliação para professores, estabelecendo um modelo de ranqueamento interno (na escola) cujo resultado demonstraria a qualidade da educação.
Alternativa 5:
O principal instrumento de controle de qualidade da Educação foi concretizado por meio da elaboração de avaliações nacionais em larga escala, que permitiam o ranqueamento e incentivo ao mérito e a competitividade.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A alternativa 02. Foram estabelecidas metas educacionais que serviram como parâmetro de qualidade. Essas metas foram orientadas pelo Banco Mundial.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás