Respostas
Está inteiramente ligado ao fato do Brasil ter passado por 300 anos de escravidão em sua história, e mesmo depois da abolição da mesma, a ideia equívoca de que os negros "são inferiores aos brancos" continuou muito na mentalidade da sociedade.
Primeiramente que o racismo não tem justificativa. O que podemos fazer é tentar descobrir o que motivou o ato do racismo.
O racismo não é algo de agora, isso porque desde séculos atrás, raças que tinham mais poder político escravizaram raças que eles diziam ser inferiores. Isso é a base do racismo, uma raça sendo superior a outra.
Então o racismo na modernidade vem de todo um contexto histórico que refletiu na cultura de certas sociedades ou pessoas. Para pessoas consideradas racistas é algo normal achar que uma raça é inferior à dele.
Em um caso como no Brasil, onde a principal mão de obra escrava era africana. Obviamente por um contexto histórico isso implementou de alguma forma a cultura de algumas pessoas. Por isso vemos tantos casos de racismo no Brasil ainda.