Respostas
1) A água do mar é composta por 95% de água e os demais 5% de sais.
2) 2.1 A dessalinização do mar é feito de maneira muito simples. Usa-se um dessalinizador, onde a água do mar é aquecida e evapora (passa do estado líquido para o estado gasoso) e rapidamente condensa-se (passa do estado gasoso para o estado líquido), por meio de um condesador (muitas vezes um recipiente com "paredes" frias) para outro recipiente deixando a água livre de sais, pois os sais apresentam ponto de fusão maior que o da água e ficam sem nenhuma alteração física com o aquecimento.
2)2.2 Restando, então, no recipiente inicial os sais e no recipiente secundário apenas a água "pura" (livres de sais).
3) Outro processo de dessalinização é a osmose reversa (inversa) em que se usa um recipiente com água salgada e entre esse recipiente é colocado uma membrana semipermeável (que só passa água) e utiliza-se uma forte pressão nesse recipiente, fazendo com que a água fique "filtrada" do sal. (Como se fosse um filtro caseiro).
4) Vantagens: Em regiões com déficits de água doce e abundância ou ,apenas, mais água salgada do que doce é um método muito pertinente, pois faz com que essa região possa apresentar água doce (potável), ou seja, melhor distribuição de água potável nessa regiões.
5) Desvantagens: A dessalinização é um processo muito caro (alto custo).