No caso de 14 de julho de 1789, o episódio é daqueles de maior importância para a História e influencia até hoje a nossa maneira de pensar e viver (tivemos uma revolução do sistema de governos e também uma revolução dos costumes). Não é por acaso que a queda da Bastilha Saint-Antoine, marco do início da Revolução Francesa, inaugura o início da Idade Contemporânea: se hoje vivemos em um regime democrático, em que (pelo menos em tese) todos são considerados iguais perante à lei, agradeça à multidão francesa que se rebelou contra o reinado de Luís XVI e tentou colocar na prática o lema de "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".
Construída para ser um forte que protegeria a cidade de Paris dos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos (que, na realidade, durou 116 anos, entre 1337 e 1453), a Bastilha se tornou uma prisão contra os inimigos do rei e do regime monárquico. [...] durante séculos, o rei tinha o controle de todas as decisões econômicas e políticas e era sustentado ideologicamente pela Igreja — a nobreza, dona de terras e de títulos que mantinham os seus privilégios passados de pai para filhos, dava apoio político e militar ao regime. Para a esmagadora maioria da população, restava trabalhar, pagar impostos e sustentar esse insustentável modelo produtivo
Respostas
A obra A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, sintetiza bem os ideias da Revolução Francesa, posto que temos nesta tela a representação da bravura do povo que se ergueu contra a tirania dos governantes, mesmo que isso tenha custado vidas. A Revolução Francesa foi um marco para a civilização ocidental, visto que a partir desse fato moldamos nossa perspectiva de regime democrática, bem como o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, ao menos em tese, baliza nossa compreensão de que todos são iguais perante a lei.
Como sabemos, a obra intitulada ''A liberdade guiando o povo'', de autoria referenciada a Eugène Delacroix, nos dá um norteamento de como eram os ideias da Revolução Francesa.
Nesse sentido, a obra ''A liberdade guiando o povo'' resume a representação da bravura do povo, o qual se ergueu em contrário aos atos de tirania dos governantes, mesmo que isso tenha custado vidas.
Nesse sentido, a Revolução Francesa é relatada como sendo um marco para a civilização ocidental, uma vez que foi a partir desse fato que a perspectiva de regime democrática foi remodelada, assim como ocorreu a implantação do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, pelo menos em teoria, de forma a balizar o entendimento de que todos são iguais perante a lei.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/8219005