Respostas
A filosofia é o termo amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância
A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo.
A palavra filosofia tem sua origem na língua grega (filo = amigo / sofia = sabedoria / amigo da sabedoria).
Esta ciência tem como principal finalidade estudar qual é a normativa e os costumes os quais os conjuntos de pessoas, nações, raças, etc. a levarem certas formas de viver e como consideram a origem da criação.
Ou seja, a filosofia é sobretudo o modo, a doutrina a qual se está atrás do modo de viver da natureza humana.
Por este motivo, pode-se verificar que: nos pré-socráticos será uma busca da forma de viver de acordo a certos elementos da natureza, originários da criação. Ex. Tales de Mileto e a água; nos socráticos já vemos um enfoque maior na natureza humana e em sua criação, a partir de um Ser Criador. Ex. Aristóteles e a doutrina do Motor Imóvel, potência e ato, Causa causarum; na Filosofia Cristã verifica-se Deus enquanto criador de tudo, enviando Seu Filho, para remissão dos pecados da humanidade e da mancha original; na Filosofia positivista que não se pode deixar iludir por crenças, mas apenas se dever dar crédito aquilo que é captado pelos sentidos; e assim por diante.
O principal ponto é de que cada uma das correntes filosóficas vão baser suas normativas de vida na teoria. Ou seja, a doutrina filosófica regerá a forma de viver.