“Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás, como imagens valíssimas da servidão e espetáculos de extrema miséria. Oh Deus! Quantas graças devemos à Fé que nos destes, porque só ela cativa o entendimento para que, à vista destas desigualdades, reconheçamos contudo vossa justiça e providência! Estes homens não são filhos do mesmo Adão e da mesma Eva? Estas almas não foram resgatadas com o sangue do mesmo Cristo? Estes corpos não nascem e morrem com os nossos? Não respiram o mesmo ar? Não os aquenta o mesmo sol? Que estrela é logo aquela que os domina tão triste, tão inimiga, tão cruel? (...)
Não há escravo no Brasil, e mais quando vejo os mais miseráveis, que não seja matéria para mim de profunda meditação. Comparo o presente com o futuro, o tempo com a Eternidade, o que vejo, com o que creio, e não posso entender, que Deus que criou estes homens tanto à sua imagem e semelhança, como os demais, os predestinasse para dois infernos, um nesta, vida, outro na outra.(...)
De maneira, irmãos pretos, que o cativeiro que padeceis, por mais duro e áspero que seja ou vos pareça, não é cativeiro total ou de tudo que sois, senão meio cativeiro. Sois cativos naquela metade exterior e mais vil de vós mesmos, que é o corpo; porém na outra metade interior e nobilíssima, que é a alma, principalmente no que a ela pertence, não sois cativos, mas livres.(...)”
( Sermão Vigésimo-Quarto – Padre Antônio Vieira, sermão pregado aos negros )
Assinale a alternativa correta sobre o sermão acima:
Escolha uma:
a. Comparando os dois últimos parágrafos, pode-se afirmar que, para Vieira, a condição racial impede o negro de ganhar o céu;
b. a abundante presença de antíteses “senhores” x “escravos”; “poucos” x “muitos”, etc, faz com que este sermão, em particular, seja predominantemente cultista;
c. Vieira, neste sermão, mostra-se distante das questões ideológicas de seu tempo.
d. pelas apóstrofes, verifica-se que Vieira toma como único interlocutor o público negro;
e. a afirmação “não sois cativos, mas livres” justifica-se pela argumentação de que a alma não pode ser escravizada;
Respostas
Resposta:
Alternativa E
Explicação: A afirmação “não sois cativos, mas livres” justifica-se pela argumentação de que a alma não pode ser escravizada;
Fiz essa questão na prova da Instituição Unar, e esta correta.
A alternativa correta sobre o sermão apresentado no enunciado é a letra E) a afirmação “não sois cativos, mas livres” justifica-se pela argumentação de que a alma não pode ser escravizada;
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas a fim de conferir a sua veracidade:
a. A primeira afirmativa está ERRADA, uma vez que a condição racial, para Vieira, não faz com que o negro seja preso totalmente, pois sua alma continua livre, mesmo em cativeiro.
b. A segunda afirmativa está ERRADA, dado que as antíteses não fazem com que determinado texto seja considerado culto.
c. A terceira afirmativa está ERRADA, visto que Vieira, através desse texto, evidencia estar bastante próximo das questões de ideologia do período.
d. A quarta afirmativa está ERRADA, já que Vieira fala para todos os públicos, e não só para os negros.
e. A quinta afirmativa está CORRETA, pois Vieira afirma que a alma não pode ser escravizada, mesmo que o negro se encontre em cativeiro, e por isso ele se encontra livre.
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